Flag Counter

sexta-feira, 30 de março de 2018

PROMESSA DA VOLTA DE JESUS

A VINDA DE CRISTO

A Bíblia Sagrada em diversos textos bíblicos exorta os crentes a não perderem a esperança na vinda de Cristo, pois uma característica dos falsos mestres a obnubilar a visão do crente quanto a este importantíssimo ponto doutrinário.
Uma das características dos últimos dias é a falta de preocupação com a volta de Cristo, esta que é a mensagem que mais se insiste no Novo Testamento. Esta despreocupação é, aliás, um sinal da vinda do Senhor Mt.24:37-39,44.
Os 'zombadores' mundanos, seculares, pareciam estar com a razão. Não levavam a sério o mundo espiritual, pelo que nada tinham a ver com o cumprimento mais amplo da vida e da história. E aquela gente presa a esta terra tem seus contemporâneos atuais. Estes não são interessados pela segunda vinda de Cristo, Até mesmo os crentes, cuja esperança desde há muito vem sendo adiada, se inclinam por perder seu interesse pela mesma. Deus quer que seus filhos sejam 'fervorosos no espírito', Rm.12.11
Estes falsificadores da Palavra de Deus buscam "demonstrar" a ilogicidade da promessa da vinda do Senhor e desmenti-la pelo curso da história, apontando uma "demora", uma "impossibilidade" para que ocorra a segunda vinda de Cristo. – (II Pe.3:4;) (Is.5:18,19;) (Jr.17:15;)(Ez.12:22,27.)
Os filósofos, de modo geral, excetuando os estoicos (os quais esperavam uma conflagração final de todas as coisas), falavam tanto da eternidade passada da matéria, como de sua continuidade por toda a eternidade Mas a doutrina petrina da conflagração geral contradiz esse ponto de vista de uma essencial 'imutabilidade'. Talvez os falsos mestres da Ásia Menor pretendessem comprovar sua doutrina de 'continuidade' mediante a citação de escritos filosóficos e rabínicos. Ali a 'continuidade' é uma ideia alicerçada sobre 'a lei eterna do Deus eterno'. O discurso empreendido pelos falsos mestres é extremamente danoso ao desenvolvimento da vida espiritual do crente e é uma das mais poderosas armas que têm levado os cristãos à apostasia. Por isso, Jesus já alertara intensamente para que não déssemos ouvido a este tipo de gente – (Mc.13:35-37;) (Mt.24:42-44;)(Lc.21:34-36.)
O demônio da incerteza tem cegado tanto o entendimento dos homens para esta realidade que até os nossos líderes, que deveriam ser os homens mais preocupados em realizar palestras e conferências de avivamento e de advertência sobre o eminente fato que está prestes a acontecer - em sua maioria - nem imaginam que Cristo Jesus está tão próximo de vir buscar Sua Igreja. Preocupa-se com tantas coisas, menos com o reino de Deus, que é a finalidade de todo nosso ministério eclesiástico.

ENTENDENDO A PROMESSA DA VINDA DE CRISTO

A mensagem da volta de Cristo é a que mais se repete no Novo Testamento, de modo que é inacreditável que alguém admita estar pregando a Palavra de Deus sem mencionar uma vírgula sobre esta que é a esperança maior do povo de Deus. Contudo, as passagens bíblicas, normalmente, não distinguem os diversos eventos escatológicos, o que acabou gerando uma série de correntes de pensamento a respeito. 
- Dentre as correntes existentes, a que encontra maior respaldo no texto bíblico é a chamada "corrente pré-tribulacionista", que é a adotada no credo das Assembléias de Deus e das principais denominações evangélicas pentecostais. Eis os principais pontos deste entendimento:

a) Jesus voltará, em data ignorada, única e exclusivamente para arrebatar a Sua igreja, ou seja, os crentes fiéis, vivos e mortos, que se reunirão com o Senhor nos ares, num evento que não será presenciado pelos demais seres humanos, que apenas sentirão a falta dos escolhidos. – (I Ts.1:10; 4:16; 5:8-10;) (I Co.15:51-53;) 

b) Em seguida ao arrebatamento da Igreja, terá início o governo mundial do Anticristo, que fará um pacto com Israel. É o início da "septuagésima semana de Daniel". Este acordo com Israel possibilitará a reconstrução do templo em Jerusalém. – (Dn.9:27;) (IITs.2:3-7;)(Ap.3:10.)

c) No meio da semana, ou seja, três anos e meio depois do pacto firmado entre o Anticristo e Israel, haverá o rompimento do acordo, pois o Anticristo quererá ser adorado como deus no templo em Jerusalém, o que os israelenses não permitirão. Iniciar-se-á a "Grande Tribulação", uma série de juízos que Deus lançará sobre os homens infiéis, que, então, serão adoradores do Anticristo, tendo como líder religioso o falso profeta. – (II Ts.2:8,9;) (Dn.11:36-45.)

d) Durante a "septuagésima semana de Daniel", a operação do Espírito Santo estará limitada. Deus atuará como no tempo da lei e dos profetas, usando homens cheios do Seu Espírito para apregoar a verdade (as "duas testemunhas" e os "cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra"). A salvação será possível, mas, em virtude da aceitação de Jesus como Salvador, os crentes pagarão o preço da própria vida, pois o Anticristo perseguirá tenazmente os fiéis e será permitido que os vencessem. – (Dn. 12:1;) (Mt.24:21;) (Jr.30:5-7;)(Ap.13:12;)(6:16,17)

e) Enquanto estas coisas se sucederem na terra, nos céus, a Igreja arrebatada será submetida a julgamento para entrega do galardão (o "tribunal de Cristo") e, posteriormente, participará das "bodas do Cordeiro", um grande banquete espiritual quando se regozijará com seu Senhor e Salvador pela vitória alcançada. - (Ap.19:7-9;) (Rm..14:9,10,12;) (I Co.3:12-15;) (II Co.5:10.)

f) Ao término dos três anos e meio, o Anticristo congregará seus exércitos para lançar o assalto final contra Jerusalém e, então, Jesus retornará, com a Igreja, descendo visivelmente sobre o monte das Oliveiras e vencendo o Anticristo, o falso profeta e seus adversários ( a "batalha do Armagedom"). Julgará, então, as nações e, em seguida, terá início o reino milenial de Cristo. 
- (Ap.19:7,8,14;Ez.20:34-38;)(Zc.14:1-9.)

g) Durante o milênio, haverá paz absoluta na terra, pois Satanás será preso, ao mesmo tempo em que a natureza será restaurada ao estado anterior à queda do homem. Findos os mil anos, Satanás será solto e enganará a muitos, que se rebelará contra o senhorio de Cristo. – (Is.2:2-4; 9:6; 65:19-25;) (Mq.4:4;) (Zc.9:10;Ap.20:4-5.)

h) Após a derrota dos rebeldes, Satanás será aprisionado para sempre e serão criados novos céus e nova terra, tendo fim à dimensão temporal e histórica em que vivemos, tendo início o Estado Eterno. – (Ap.20:7-10.)

A CERTEZA DA VINDA DO SENHOR

O crente não deve duvidar da vinda do Senhor, por que:

a) é promessa do próprio Jesus – (Jo.14:1-3; Ap.3:11; 22:12,20.)


b) Deus permanece agindo na história humana – (II Pe.3:5-7.)

A história tem tido seus eventos incomuns, seus cataclismos. Por exemplo, consideremos o dilúvio. Isto mostra que coisas assim podem suceder, e cremos que algo assim sucederá novamente. O processo histórico não é algo necessariamente contínuo, sem interrupções abruptas e modificações repentinas. A 'parousia' transformará repentinamente ao mundo, afetando os seus habitantes.

c) Deus é um ser atemporal, ou seja, não está preso ao tempo, de forma que a "demora" alegada pelos falsos mestres é algo que não existe – (II Pe.3:8,10.)
Ao tratarmos com o "Deus eterno", precisamos perceber sua estimativa acerca do tempo, que não é igual à nossa estimativa. Para a mente divina, não há qualquer demora. As coisas têm lugar quando ele quer que assim seja, e tudo dentro do breve dia concebido pela mente divina. Assim sendo, o autor sagrado ensina aqui que os homens tem uma perspectiva limita que perverte sua estimativa sobre as coisas... "
" Seu constante dinamismo (de Deus - observação nossa) é igual a velocidade da luz elevada à centésima quadragésima quarta potência - C144, nada pode fugir ao Seu conhecimento. “Para quem anda nesta velocidade não pode haver passado, nem futuro, tudo é presente, porque o tempo inexiste; o poder é absoluto...” 
" ... Ele é duma eternidade a outra. É duração, sem princípio nem fim; existência, sem limites ou dimensões, em qualquer tempo, sem passado ou futuro. Sua eternidade é juventude sem infância ou velhice; vida sem nascimento ou morte; é hoje, sem ontem ou amanhã. A eternidade de Deus é, sem dúvida alguma, um sempiterno presente, ligando o hoje do tempo como se fosse o amanhã da eternidade. O Deus da Bíblia é o único que é absolutamente eterno, pois sua existência não conhece princípio ou fim...." 

d) a suposta "demora" é demonstração da misericórdia de Deus, pois é um tempo que se dá para que o homem possa se arrepender de seus pecados. II Pe 3:9 
A própria 'demora' não envolve negligência divina, mas antes, Deus deseja dar oportunidade de arrependimento e salvação a todos. Essa demora é uma dádiva divina aos homens. Havia um antigo ditado entre os judeus que dizia que, se todos os judeus se tornassem penitentes por um único dia, o Messias viria imediatamente. “Mas ele agora não vem pela segunda vez porque o Senhor espera que os homens encontrem a sua salvação...” ·

e) a dúvida sobre a vinda de Jesus faz-nos perder a visão celestial e é uma porta aberta para que a nossa fé seja sufocada – (Lc.21:34; Mt.25:8-13;14,18,19,30.)

O presente capítulo é, essencialmente, a demonstração de como a falta de fé na 'parousia' servia de elemento corruptor da natureza moral dos mestres gnósticos.

f) a vida cristã sem a perspectiva da vinda do Senhor é sem sentido – (ICo.15:19.)

"O emprego que Paulo faz de 'nós', indica que ele esposava a perspectiva do NT, i.e., de Cristo vir buscar os fiéis ainda naquela geração. Embora Cristo não tenha voltado durante a vida de Paulo, este não estava confundido. O apóstolo tinha razão ao crer assim, porque sabia que Cristo poderia voltar a qualquer momento. Todos aqueles que esperam a volta de Cristo, durante a sua vida aqui, creem da mesma forma. As palavras de Jesus e a totalidade do NT conclamam todo crente a crer que estamos na última hora, e, que ele deve viver na esperança que Cristo voltará durante a sua vida. Logo aqueles que não o aguardam já nesta vida, não estão vivendo de conformidade com o padrão apostólico.

 (Bíblia de Estudo Pentecostal, nota(ICo.15:51,) 

A ATITUDE DE EXPECTATIVA DA IGREJA

A Igreja deve estar sob a expectativa da vinda do Senhor a qualquer momento. Somente um crente que assim agir, santificar-se-á e estará pronto para ver a face gloriosa do Senhor nos ares – (Mt.25:46;Ap.16:15)
Estamos no fim da dispensação, o mundo geme como quem está para dar a luz a uma nova geração, as dores de parto se agravam e os que vivem este princípio de milênio, assistindo aos sinais dos fins dos tempos, não podem ficar despercebidos. Alegrai-vos e regozijai-vos, servos do Senhor, pois Sua volta se aproxima a cada segundo, e a cada respiração tem-se a impressão de que piscaremos os olhos aqui e abriremos nas regiões celestiais. Quão glorioso será estarmos juntos na nova Jerusalém, brilhando como astros no firmamento... “
o que fala pode muito bem ser direcionado para os crentes que estão esperando a volta de Jesus nos nossos dias. Senão vejamos:” E por que foram as doutrinas e pregações sobre a segunda vinda de Cristo tão indesejável para as igrejas? Enquanto para o ímpio a vinda de Cristo traz lamento e desolação, para o justo ela é plena de alegria. Esta grande verdade tem sido o consolo dos fiéis servos de Deus através dos tempos. Aqueles que aceitaram a doutrina do advento foram despertados para a necessidade de arrependimento e humilhação diante de Deus. O silencioso testemunho de sua conduta diária era uma constante reprovação aos formalistas e não consagrados membros da Igreja. Estes não queriam ser perturbados na sua busca do prazer, sua devoção aos ganhos e ambição pela honra mundana. Daí a inimizade e oposição levantadas contra a fé adventista e aqueles que a proclamavam.
O Senhor não deixou o crente à mercê, mas deixou bem definidos os fatos que indicam a proximidade da Sua vinda - "os sinais dos tempos". Temos dito que a relação dos sinais dos tempos é a reprodução da primeira página de qualquer jornal do mundo. Por isso, estejamos alerta, o Senhor está às portas! Ei-los:

FATOS DA PROXIMIDADE DA VINDA DE CRISTO

a) falsos cristos, falsos mestres e falsos profetas ( Mt.24:5,12) - Nunca surgiram tantos falsos cristos, falsos mestres e falsos profetas quanto nestes últimos tempos. Desde a segunda metade do século XIX, a proliferação de seitas, heresias e credos é impressionante (William Müller, Ellen G. White, Joseph Smith, Charles Russell, Reverendo Moon, Meishu-Sama, Inri Cristo, Jim Jones, sem se falar no aumento do prestígio e da projeção no mundo de lideranças como o Papa, o Dalai Lama e os aiatolás e mulás islâmicos, entre outros).

b) Guerras e rumores de guerras (Mt.24:6) - O número de guerras multiplicou-se a partir da segunda metade do século XIX. O século XX presenciou as duas guerras mundiais. A Guerra Fria foi um período de permanente tensão e receio de uma terceira e final guerra mundial, que perdurou desde 1947 até 1989 e, ao término dela, quando se imaginava uma "nova ordem mundial" de paz, surgiram, ao revés, ainda mais conflitos, como a Guerra do Golfo Pérsico (1991), a Guerra dos Bálcãs (1992-1999) e, mais recentemente, a chamada "guerra contra o terror", que deixou todo o mundo em nova tensão, maior que a da guerra fria, pois não há uma bipolarização entre superpotências. A guerra, agora, não tem cenário nem inimigos certos - é a tensão total.
Este estado de coisas foi bem definido em recente artigo na imprensa brasileira, cujo trecho transcrevemos: " ..A mitologia da Terceira Guerra Mundial, tida como tão inevitável como a morte, e tão temida como o fim do mundo, nos acompanha desde o fim da Segunda. Curioso que, quando da Primeira Guerra Mundial, ninguém ficou esperando a Segunda. A seu tempo, a Primeira Guerra se chamou "A Grande Guerra". Era a maior de todas, a guerra total, envolvendo todas as nações, e por isso mesmo, na visão otimista que se disseminou por um planeta que ainda não havia perdido a inocência, era 'a guerra que haveria de terminar com todas as guerras'. Não terminou, como se sabe, e por isso mesmo, ao término da guerra seguinte, ninguém ficou imaginando que aquela, sim, tinha sido a última. Pelo contrário, o mundo, escolado, ficou esperando pela Terceira. Esta seria, agora sem sombra de dúvida, a definitiva _ mas não a definitiva no sentido que se imaginou a Primeira, porque o mundo finalmente tomara jeito e não guerrearia mais, e sim porque depois dela não sobraria nada...." 
"... rumores são as guerras frias, guerras de nervos para amedrontar e influenciar psicologicamente. É a mais terrível das guerras, enervam e adoecem os homens. Vivemos na época dos tranquilizantes para dormir, os nervos abatidos pelos boatos de guerras e outros processos diluidores da mente. No momento em que estamos escrevendo este capítulo a guerra estronda no Oriente Médio entre Israel e árabes, não sabemos o que vai resultar daí. Uma coisa sabemos: são os sinais dos tempos...." 

c) fomes, pestes e terremotos em vários lugares (Mt.24:7) - Os inimigos da Palavra de Deus costumam dizer que sempre houve fome, pestes e terremotos na história da humanidade e que esta "previsão" do Senhor seria como "chover no molhado". Todavia, o que se predisse foi a circunstância de que isto ocorreria em vários lugares ao mesmo tempo. No século XX, os cientistas constataram que o número de abalos sísmicos tem aumentado consideravelmente, não só em quantidade, mas em intensidade. Já a fome está cada vez mais assolando maior número de pessoas no planeta. Quanto às pestes, até doenças que já eram dadas como erradicadas do planeta, estão voltando, como a tuberculose, ao lado de novas doenças, como a aids e a possibilidade do uso de armas bacteriológicas faz surgir o temor do aumento ainda maior das pestes, sem se falar nos vícios que têm ceifado milhões de vida cada vez mais a cada ano (o fumo, o alcoolismo e as drogas em geral).

d) Multiplicação da iniquidade (Mt.24:12) - A maldade e o pecado têm aumentado sobremaneira nos últimos dias. Os mais idosos percebem isto claramente, pois a imoralidade tem crescido intensamente a cada ano. A indústria do sexo já é o terceiro maior negócio do mundo (a "internet" tem 80% de seu conteúdo vinculado à pornografia) e os meios de comunicação tem servido para a propagação da sexolatria e da violência. O consumismo desenfreado e a desigualdade social têm incentivado e estimulado a violência e o desrespeito à vida de forma nunca antes vista. Ao mesmo tempo, os escândalos e a falta de uma vida comprometida com Deus têm desgastado a pregação do evangelho e a própria imagem da Igreja frente aos incrédulos.
O pecado se multiplica sem conta a cada segundo que passa. A televisão e o rádio só se ocupam e se preocupam com programas pouco recomendáveis onde o sexo é o padrão e o método principal. As revistas e jornais de um materialismo e imoralidade inominável, principalmente as revistas com as sus fotografias de mulheres cuja roupa exígua serve de estímulo ao sexo que foi criado para outra finalidade que não a imoralidade. Tudo isso mostra que o mundo perdeu a cabeça e está por conta do maligno. A família, que se desmorona em seus fundamentos, criada por Deus para um destino e propósito elevados. Os filhos não mais atendem aos pais e estes, também, por sua vez, não dão respeito e não têm força moral sobre
eles. É o quadro apresentado por Paulo em (II Tm.3:1-9,) cuja leitura carece da nossa meditação..

- A proximidade da vinda do Senhor não nos permite que fixemos data para a Sua volta, expediente que é mais uma arma que o adversário tem se utilizado para o descrédito da promessa da vinda do Senhor.(Mt.24:36.)
Assim como a apatia espiritual e a desconsideração da promessa da vinda do Senhor causam grande prejuízo à Igreja, os erros cronológicos observados por quem procura designar a data da vinda do Senhor não são menos danosos. Há quem enxergue em eventuais ensinos neste sentido nos dias apostólicos o sucesso que os falsos mestres estariam tendo e que seriam os responsáveis por este alerta de Pedro. Não podemos nos esquecer, inclusive, do surgimento do "adventismo" com William Müller no século XIX e que deu origem aos sabatistas. A designação de datas é tão danosa quanto a desconsideração das promessas da vinda do Senhor.

- É importante observar que, nesta passagem que estamos a estudar, Pedro apresenta uma teoria sobre a origem do universo que só recentemente os cosmologistas passaram a comprovar.(IIPe.3:5)
O Mestre de Nazaré foi milhares de quilômetros além de Robert Oppenheimer, pois Ele pegou um simples pescador indouto fez deste aluno o maior cientista em geofísica de toda história da era cristã. Esse pescador foi de extremo a extremo: da geofísica à cosmologia. Pedro disse que a Terra foi criada por Deus a partir das águas e sobre as águas subsiste. Nesta terceira parte deste período tudo era mar e a vida não havia voltado às águas. Vendo o Arquiteto Supremo por vias normais demoraria mais do que tinha planejado, preferiu criar uma terceira explosão, que podemos chamar de explosão molecular. Essa explosão teve como finalidade fundir as moléculas da vida já existente desde o Mega Bang. Foi sem dúvida o momento esperado por Deus: esta foi a energia liberada para tornar o segundo estado da matéria em segundo - o que estava líquido tinha de tornar-se sólido. O globo se encontrava em estado líquido: era o mar de sopa orgânica..."

- Diante de tamanhas evidências da proximidade da vinda do Senhor, basta apenas que estejamos prontos, preparados bem como anunciemos a todos que o Senhor está às portas e que não resta muito tempo para a realização da nossa esperança.



_________________

FONTE DE PESQUISA


O CALENDÁRIO DA PROFECIA ANTONIO GILBERTO


OS MISTÉRIOS DO APOCALIPSE JOÁ CAETANO


POSTADO POR PROF RAMOS




EXORTAÇÃO A VIGILÂNCIA PELA VOLTA DE CRISTO


APOSTASIA NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Aparece na Bíblia referindo-se ao pecado desviar-se da fé voltando aos rudimentos do mundo atual, fazendo aquilo que desagrada à vontade de Deus. Não são poucos os que em certo tempo abandonam o caminho da verdade entregando-se a fábulas e toda sorte de ensinamentos os quais contradizem o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. No sentido geral apostatar, significa cortar o relacionamento salvífico com Cristo onde ocorre o afastamento da verdadeira união com o Senhor; chamamos de apostasia individual, todo aquele que um dia experimentou a salvação, regeneração, e renovação por meio do Espirito Santo, mas agora vive totalmente desligado desta comunhão Hb 3:12. Lc 8:13. Hb 6:4,5.

DERIVAÇÃO DE APOSTASIA

A palavra Apostasia vem do Grego “apostasia” sendo definida no termo Grego como decaída, deserção, rebelião, abandono, retirada daquilo que antes estava ligado. No Novo Testamento existem dois textos os quais ela aparece como “substantivo e como verbo” em At 21:21 e em 2 Ts 2:3 aparece duas vezes como substantivo. Em Hb 3:12aparece como verbo que no Grego é “aphisteme, apartar”.

APOSTASIA TEOLÓGICA

Além da negação das doutrinas do N.T por muitos no convívio cristão, ocorre também à rejeição Teológica, chamada de Apostasia Teológica, é quando se rejeita todos os ensinamentos originais de Cristo e dos apóstolos. Foi revelado por meio do Espirito Santo que nos últimos dias ocorreria uma rebeldia organizada contra a fé pessoal em Jesus Cristo. 1 Tm 4:1. Nos tempos finais muitos deixarão de permanecer na verdade do Evangelho, e não resistirão às tendências pecaminosas deste mundo tenebroso, decaindo da presença do Deus de Israel; precisamos lembrar que Jesus nos fez a promessa da vida Eterna, mas para alcançarmos esta vida Eterna necessário é prosseguir firme e obediente aos Preceitos do Senhor. Estes desvio tem ação direta do adversário satanás que se opõem de forma constante contra a obra de Deus 2 Ts 2:3. Jd 3,4.

APOSTASIA MORAL

Afeta diretamente o comportamento humano em relação à permanência em Cristo, as leis da honestidade, do pudor, e da moralidade baseado na palavra de Deus, já não são prioridades para estes que se apostatam da fé em Jesus. O fator principal destes que abandonam a vida cristã, é viver novamente escravo do pecado e da imoralidade. Exemplo de Apostasia Moral aconteceu no A.T com Judá, onde seus corações estavam totalmente vazios de Deus; não obedecia a palavra, não agiam conforme os padrões de santidade determinados por Deus, ao contrário levavam o tempo em formalidades e tradições religiosas vivendo em falsa segurança Is 29:13. Jr 4:3,4. 24:7. Todo desvio doutrinário comprova a existência de cegueira espiritual e engano religioso. O único recurso para quem deixa os caminhos de Cristo é atender as convicções do Espirito Santo, arrepender-se, abandonar o pecado deixar á impiedade voltando novamente a Cristo com um coração verdadeiro e contrito diante de Deus. Rm 6:15. Na realidade podemos afirmar em conformidade a palavra de Deus que quem não tem compromisso com o senhorio de Cristo e não se opõe ao domínio do pecado na sua vida pessoal, não poderá se referir a Cristo como seu salvador; pois a Bíblia adverte que não podemos servir á dois senhores. Mt 6:24.

ADVERTÊNCIA CONTRA A APOSTASIA

Através de sua palavra Cristo nos adverte fortemente da possibilidade de alguém decair da Graça, por isso nos exorta a permanecer em perseverança na fé e na obediência. O propósito divino é nos proteger de todas as mazelas malignas durante o nosso viver aqui neste mundo, se quisermos obter a salvação e a vida Eterna prometidas em sua palavra necessário é renunciarmos este presente século. At 14:22. 11:23. O presente mundo ímpio continuará como adversário do evangelho de Cristo até o Senhor derrubar seu sistema maligno na sua vinda para buscar a sua igreja Cl 1:5,6.

EXEMPLOS DE APOSTASIA NO A.T.

  •  Apostasia de Israel. Ocorreu por não obedecer à ordem divina de expulsar os cananeus, que eram os inimigos do povo de Deus; deixando de ser um povo santo e separado começaram a praticar as práticas pagãs do povo cananeu adorando deuses estranhos. Jz 2:11-13.
  • Práticas abomináveis de Israel. Desvio dos caminhos e ensino de seus pais Jz 2:10.
  •  Desvio de Israel. Desviaram para á iniquidade e começaram a contestar as normas e leis da geração que se estabelecera na terra deixando de obedecer a palavra de Deus. Jz 2:17.
APOSTASIA DE PERSONAGENS IMPORTANTES NO A.T.

  • Apostasia de Jeroboão. Fez Israel pecar fazendo bezerros de ouro, sendo ele Rei do Reino do Norte implantou um falso sistema religioso levando o povo a adorar falsos deuses, tendo como modelo o bezerro que fez Arão Êx 32:8. Nomeou sacerdotes que não eram dos filhos de Levi 1 Rs 12: 28-31.
  • Apostasia de Acabe. Neste tempo o pecado e a iniquidade avolumaram-se cada vez mais no Reinado do Rei Acabe, ao invés de combater a idolatria e ser obediente á Deus, deixou imperar a rebeldia e a dureza de coração aos Mandamentos do Senhor. 1 Rs 16:29-31.
  • Apostasia de Amazias. Este Rei começou bem seu reinado, porém mais tarde caiu na idolatria porque seu coração não era verdadeiro diante de Deus 2 Rs 14:1. 2 Cr 25:14-27.
Entre muitos personagens importantes do A.T estes são alguns que se desviarão dos caminhos retos do Senhor se apostatando da fé, uma coisa importante é á perseverança na fé, e o propósito inabalável de permanecer fiel a Deus e aos seus Mandamentos até o fim da nossa vida nessa terra independente do que possa ocorrer, precisamos prosseguir firmes na pessoa de Cristo. Fp 3:8-16.

ETAPAS QUE CONDUZ Á APOSTASIA

É diversa a situação existente que poderá levar o servo de Deus a voltar para trás em sua jornada cristã, entre elas podemos destacar:

  1. Falta de fé. É quando deixamos de levar á sério exortações, promessas e ensinos contidos na palavra de Deus que está relacionada ao Reino de Deus; sendo que a proclamação do Reino de Deus foi o propósito principal da obra de Cristo em seu ministério terreno Mc 1:15.
  2. Conformidade com o mundo. Se deixarmos as realidades e práticas deste mundo ser maior e mais importante do que o Reino de celestial de Deus, deixaremos paulatinamente de se achegar á Deus por meio de Cristo, sendo afetado pelos prazeres mundanos; a tendência sempre será apostatar-se da fidelidade á Deus. Hb 4:16. 7:19-25.
  3. Viver a aparência enganosa do pecado. A pessoa deixa de resistir as tentações tornando-se cada vez mais tolerante do pecado em sua vida, não ama mais a retidão nem odeia á iniquidade. 1Co 6:9,10. Ef 5:5. Hb 3:13.
Não basta amar a justiça, é preciso aborrecer o mal, isto ficou evidente no ministério de Cristo e na sua aversão á iniquidade, na sua vida, no seu ministério e na sua morte. Is 11:5. Jo 3:19. 11:33.
Jesus sentiu diretamente em seu coração ao presenciar a dor e o sofrimento causados por todos os tipos de males no mundo. Pois em João 11: 33, quando seu amigo havia morrido ele demonstrou o quanto é necessário banir o pecado, a morte, o sofrimento e as obras do diabo na vida da humanidade. Este termo aplicado em João “comoveu-se profundamente” no Grego é “embrimaomai” que denota ira, foi o que Jesus sentiu, quando foi tomado de profunda tristeza e ira por causa de todo sofrimento causado pela morte por satanás e pelo pecado, sua alma encheu-se de ira contra o mal na sua luta direta em prol da salvação do homem. Jo 11:35. Mt 23:13. Mc 11:15-17.

ATENDENDO A VOZ DO ESPIRITO SANTO

Este é o fator primordial para os servos de Deus, para toda á igreja de Cristo, saber dar ouvidos o que o Espirito Santo quer nos comunicar por meio de sua voz, quando estamos em plena comunhão com ele, caso contrário se permanecer na Apostasia, o individuo poderá chegar ao ponto em que não haverá um recomeço Hb 3:7-19. Pois continua á pecar deliberadamente e intencionalmente contra Cristo recusando se arrepender-se e voltar para Deus.Dt 29:18-21 1 Sm 2:25 Pv 29:1. A única salvaguarda contra á Apostasia é obedecer a admoestação do Espirito Santo Hb 3:7-15. Na verdade toda pessoa que seguidamente rejeitam a direta repreensão e convicção do Espirito Santo e desprezam a sua disciplina e correção poderá ser julgado, ninguém poderá continuar no pecado, rejeitando á Graça, a misericórdia, e o amor de Jesus Cristo sem sofrer por causa disso 1 Sm 2:25. Quando não ouvimos a voz do Espirito Santo, deixando nos levar nas sendas do pecado, pecamos contra Deus.

CERTEZA DE VIDA ESPIRITUAL

Quando sinceramente nos preocupamos com nossa condição espiritual, passamos a mantermos vida com Deus, através do seu Espírito e de sua palavra, para os que sinceramente desejam abandonar a Apostasia e voltar-se para Deus, com arrependimento, tem nisso uma clara evidência de que não cometeu Apostasia imperdoável. A Bíblia nos declara que Deus não deseja que ninguém pereça, pelo contrário ele receberá todos que se achegam e a ele, principalmente os que se apostataram da fé, e agora arrependidos voltaram para ele, 2 Pe 3:9. Is 1:18,19. Gl 5:4. 4:19. 1 Co 5:1-5. 2 Co 2:5-11.
Mesmo Cristo tendo o desejo que todos sejam salvos, nem todos serão, porque se alguém rejeitar a Graça divina e a salvação, esta pessoa permanecerá perdida. Ez 33:11. Jo 3:6-10. O regozijo de Deus, é que todos busquem a salvação e não morra nos seus pecados, ele é a fonte de vida abundante e Eterna. Jo 7:37-39.

DEFINIÇÃO DE APOSTASIA NO PERÍODO DO ANTIGO TESTAMENTO

O AT não conhece o ateísmo Por isso apostatar significa voltar-se a outros deuses fora de Javé. É a negação da fidelidade à aliança, a revolta contra o Deus da aliança. Êx 32,7. Dt 9,7. 24; 32,1. e contra as prescrições da aliança, promulgadas por ele. Lv 26,14. Dt 28,15. Como a aliança com Javé é comparada com um matrimônio, apostasia é chamada também fornicação Êx 34,15. Os israelitas devem distanciar-se radicalmente daqueles que seduzem. No judaísmo posterior apostatar significa, sobretudo: não observar a lei mosaica. At 21,21.

ILUSTRAÇÃO ESCATOLÓGICA NOS DIAS DE NOÉ

Mateus registra no capítulo “24” um paralelo dos acontecimentos dos últimos dias, atuais do mesmo modo do período do justo Noé. Está escrito em Mateus 24:37-42.
E como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores comiam, bebiam,, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca.

Nestes versículos existem três diferentes categorias de pessoas ilustrando os dias de Noé, são elas:

Vítimas do dilúvio. Por não acreditarem na mensagem da Palavra de Deus pregada nos dias de Noé, aquelas pessoas incrédulas e desobedientes representam os descrentes dos dias “atuais e do período da tribulação”. Não conhecem a ocasião da vinda de Cristo e estão despreparados, por sua rebeldia e oposição ao Evangelho Eterno serão destruídos nos tempos do fim. Este grupo de pessoas é uma referência á segunda fase da vinda de Cristo, como acreditam os “Pré-Tribulacionistas”. Mt 24:38-43. Lc 17:26-29.

Noé representante dos crentes da tribulação. Devido os sinais do tempo do fim, os santos da tribulação sabem, quase exatamente, o momento da volta do Senhor. Estarão preparados e serão salvos. A ocasião da volta d Cristo para eles ocorre no tempo previsto Mt 24:27. Gn 7:4. Trata- se da segunda fase da vinda de Cristo depois da tribulação.

Os discípulos representação da igreja. Eles representam os crentes salvos em Cristo dos nossos dias, são os crentes da igreja antes da tribulação que não sabem o tempo da volta de Cristo para leva-los ao céu Mt 24:42-44. Jo 14:3. Não haverá sinais específicos precedendo a vinda do Senhor para busca-los. Pois Cristo declara que ela ocorrerá inesperadamente, Jesus assemelha os discípulos, que são os santos da igreja não com Noé, uma referência aos crentes da tribulação, mas com o povo do dilúvio não o perceberam quando a arca foi fechada, pois foi repentino, assim será o Arrebatamento da igreja.

A diligência será o fator primordial da igreja de Cristo, pois a promessa do Arrebatamento está relacionada e condicionada para os que aguardam a sua volta. 1 Ts 4:16-18. Então para os que se apostatarem da fé a exortação é que depressa se arrependem e retorne aos braços de Cristo para que não sofram os juízos de Deus.
Segundo o N T o cristão não pode apostatar nem de Deus Hb 3,12., nem do evangelho Lc 8,13. Jesus avisa seus discípulos Mt 7,15; 24,4, os apóstolos, suas comunidades At 20,29; Rm 16,17; 2Tes 2,2; Jd 17-20 dos falsos doutores que seduzem à apostasia. Uma das características do tempo escatológico será a apostasia. Sob a pressão das perseguições Mt 24,lls; 2Ts 2,3;Ap 13.


___________

FONTE DE PESQUISA


DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DA BÍBLIA JOHAN KONINGS


DICIONÁRIO DE ESCATOLOGIA BÍBLICA CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE


POSTADO POR PROF RAMOS.













O ANTICRISTO

PERÍODO DO ANTICRISTO

Segundo as Escrituras está para vir o “Anticristo”, sendo ele o que trama o derradeiro ataque de forma furiosa de satanás contra Cristo. Também se levantará de maneira furiosa contra os santos pouco antes do tempo em que Jesus Cristo estabelecerá o seu reino na terra. O apóstolo Paulo escrevendo para os irmãos de Tessalônica explica os eventos que assinalarão o inicío do dia do Senhor, passando á considerar a destruição do homem chamado nos termos bíblicos de “homem do pecado”. Como também a destruição dos ímpios no final desta era.
Ninguém de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha à apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus querendo parecer Deus 2 Ts 2:3-4.
Neste capítulo mencionado acima, o apóstolo Paulo precisou aplicar o ensino da manifestação do Anticristo aos Tessalonicenses, pois na primeira epístola Paulo garantiu que todos os crentes verdadeiros serão arrebatados para assim encontrar definitivamente com o Senhor nos ares. Este acontecimento mencionado por Paulo mostra-nos que os salvos em Cristo seriam livres da ira futura de Deus sobre a terra. Mas naqueles dias de Paulo surgiram falsos mestres ensinado para os Tessalonicenses, que o dia do Senhor conhecido como “dia de Cristo” já havia começado e que á ira final de Deus estava sendo derramada sobre á terra 2Ts 2:1-2. Os crentes de Tessalônica ficaram perturbados por causa dos falsos mestres e seus ensinos, Paulo lhe assegura lhes para não se alarmarem, porque o dia da ira de Deus ainda não era chegado, pois duas coisas imprescindíveis ocorreriam antes; ocorreria uma “apostasia específica e a manifestação do homem do pecado”. Paulo declara que esses dois eventos não cumpririam enquanto um que resiste seja tirado 2 Ts 2:7. Este capítulo mostra o apóstolo tranquilizando os irmãos em relação á estes fatos, pois no livro anterior de 1 Tessalonicenses “4:16-18” o Arrebatamento ocorrerá dentro dos propósitos de Deus.

ETIMOLOGIA DO TERMO ANTICRISTO

Do grego “anti”, contra, ou em lugar de, e “christos”, o Ungido. Opositor por antonomásia de Cristo. Também pode significar aquele que se coloca no lugar de Cristo. Lendo a Primeira Epístola Universal de João, temos a impressão de que este personagem sempre esteve presente ao longo da história do povo de Deus 1 Jo 2:18. A princípio será contra Cristo, depois ele se colocará no lugar de Cristo, por isso exigirá adoração das pessoas. Diferentemente do Arrebatamento da igreja, a vinda do Anticristo não ocorrerá sem sinais precursores, portanto três eventos deverão ocorrer antes que ele surja na terra:


1. O mistério da injustiça
2. Tempo de Apostasia
3. Um que resiste agora


O mistério da injustiça é a atividade secreta dos poderes do mal que já opera em todas as partes do mundo almentará até alcançar seu ponto máximo na total zombaria e desprezo á qualquer padrão e preceito bíblico 2 Ts 2:7.Ocorrerá apostasia nos últimos dias, um grande número de pessoas da igreja apartar-se á da verdade bíblica.
Um que agora resiste é uma referência ao Espírito Santo que detém o homem do pecado e o ministério da injustiça, assim que o restringidor for tirado começará o dia do Senhor. Só o Espírito Santo é capaz de deter a iniquidade, o homem do pecado, e satanás. Esse que agora o detém ou resiste, leva no “grego” o “artigo” definido masculino e ao mesmo tempo o “artigo” definido neutro. Da mesma forma a palavra “Espírito” na língua grega pode levar “pronome masculino ou neutro” Jo 16:8. Olha o que diz o apóstolo Paulo:

E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado 2 Ts. 2.6.

Enquanto a Igreja estiver na terra o Anticristo não poderá se manifestar. O profeta Daniel profetizou que haveria de vir um falso príncipe. Uma referência ao Anticristo que assolará as nações, no período da Grande Tribulação.
E depois das sessenta e duas semanas será tirado o Messias, e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações Dn. 9.26.

QUEM SERÁ O ANTICRISTO?

Há diversas opiniões a respeito deste personagem, A palavra anticristo só se encontra nas cartas joaninas, como denominação do inimigo número um de Cristo, esperado para o fim dos tempos 1 Jo 2,18. 4:3. No Ap aparece sob a forma das “duas feras” 13:1-18; 19:19. “Da grande meretriz” cap. 17 e do “pseudoprofeta” 16:13; 19:20; 20:10.

Alguns denominam o Anticristo sendo:

1. Hitler
2. Alguém como Judas Iscariotes
3. Um sistema político
4. Um sistema religioso
5. Um sistema social
6. O Império romano
7. Uma Ong não governamental

Com base nas Escrituras Sagradas o Anticristo será uma pessoa, um homem inteligentíssimo, que estabelecerá conexões com todos os segmentos políticos, econômicos e religiosos dos seus dias. Há outros que diz será um Judeu, porque os Judeus não crerão em nenhum Cristo que não seja de sua descendência; os rabinos judeus creem que o Anticristo sairá da tribo de Dã.
Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por trás Gn. 49.16:17.

Alguns procuram identificar o Anticristo com os que, no decorrer dos séculos, procuraram destruir a Igreja.“Domiciano e Nero”. Estes, na verdade, foram anticristos no sentido de oposição ferrenha contra os cristãos e dos ensinos dos servos de Deus; mas nenhum deles pôde arrogar-se como o sinistro personagem dos primeiros versículos de “Apocalipse 13”. De acordo com a Bíblia, o Anticristo só há de aparecer após o arrebatamento dos santos.
Antônio Gilberto relata que no ano de 1968 foi fundado em Roma, o chamado “clube de Roma” os membros deste clube eram personalidades de gabarito de reconhecimento mundial, em três áreas:

1. Política
2. Economia
3. Educação

O objetivo deste clube era estudar o futuro da raça humana para planejamento do futuro. Chegaram á conclusão há poucos anos, é que á humanidade necessitam de um governante urgentemente sendo único centralizado para resolver seus problemas e suprir suas necessidades. Segundo ele é uma indicação do Anticristo que dominará as nações descaídas e sobre influência do engano.
O rapto da igreja através do Arrebatamento ocorrerá antes desta manifestação pública, do Anticristo sendo ele um homem personificando o diabo, porém apresentando como se fosse o próprio Deus. Foi o que relatou o profeta Daniel dizendo:
E esse rei fará conforme a sua vontade, e se levantará, e se engrandecerá sobre todo deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas incríveis e será próspero, até que a ira se complete; porque aquilo que está determinado será feito Dn 11:36.

O ANTICRISTO JÁ É NASCIDO?

Não há possibilidades pra afirmarmos que já nasceu, ou não, pois de acordo com á Bíblia, quando o Anticristo surgir, aparecerá como “uma pessoa adulta”, visto que seu governo durará apenas um período de sete anos Dn 9:26-27. Há possibilidade de surgir como adulto, está no fato de sua audácia, e poder de domínio, e inteligência, algo que somente na esfera adulta tem condições de se realizar nos moldes que ele fará sobre impulso de sua malignidade.
Há muitas especulações sobre quem ele será de fato, pois muitos acreditam ser ele um “judeu”. Segundo declara á Bíblia ele fará uma aliança com os judeus, e com o povo de Israel, este será seu primeiro ato público, prometendo defende-los, ser seu protetor, e salvador. O que indica ser ele de nacionalidade judaica, sendo ele “judeu de nascimento ou não”. Na tradição judaica judeu só si aliança com judeu. Outros denominam o papa como sendo o Anticristo, devido seu domínio na antiguidade como braço de ferro e seu ressurgimento no período da Grande Tribulação, mas devemos observar que na Dinastia papal, há sucessores no papado, algo impossível em relação ao Anticristo, pois o mesmo não terá sucessor e sim um homem sobre seu domínio e poder maligno para atuar contra á nação.

Do “século I” Até o século “XXI” Há mais de 250 papas relacionados no poder da igreja católica, como não podemos ter a certeza absoluta de quem será o Anticristo, deixemos á cargo de Deus, o mais importante é temer ao Senhor, que nos livrará da ira futura que haverá de ser derramado sobre este mundo maligno.

QUAL O LOCAL DE ONDE O ANTICRISTO VIRÁ?

Biblicamente não há passagem concreta relatando seu local geográfico, mas os especialistas nas profecias bíblicas pressupõe que ele procederá do “Mediterrâneo, do Oriente Médio, ou da Europa”. A sede de seu governo, em relação aos aspectos políticos e econômicos, será em “Roma” a cidade conhecida como “sete montes” na Europa e sua sede religiosa será na cidade de Jerusalém, em Israel Ap 17-18.

O PODER MUNDIAL DO ANTICRISTO

O Anticristo terá o tríplice poder: “Político, Econômico e Religioso”, pois dominará o mundo nessas três áreas. Em seu governo mundial terá uma só moeda mundial, muitos acreditam ser o “EURO” a moeda Europeia pelo seu apologel. Não há base biblicamente para essa afirmativa, sendo uma suposição dos Eruditos na área da Economia. Ele surgirá num cenário “apoteótico”, pois satanás preparará sua chegada e o colocará em posição de destaque, conforme apocalipse 13:2.
E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés, como os de urso, e sua boca, como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio.
Segundo este texto, ele será uma pessoa cruel como fera, que conseguirá o domínio político e religioso do mundo nos tempos da Tribulação Ap 17:13. Dn 7:4-6. 8:25.

AS TRÊS COISAS NOTÁVEIS DO ANTICRISTO

Quando ele se manifestar, porá seus planos de destruidor, contra a nação de Israel e demais povos os quais estarão na Grande Tribulação às três coisas que se destacará serão:

1. O SINAL
2. O NOME
3. O NUMERO

“O sinal” do Anticristo será para obter o total controle econômico do mundo, todas as pessoas nos quatros cantos da terra será obrigado a adorá-lo e a receber um sinal na “mão ou na testa”, a fim de poder comprar ou vender, este sinal será para fins de identificação, assim seus adeptos da religião mundial sobre domínio do Anticristo tem que adotar suas normas. Quem recusar aceitar o sinal será procurado para ser morto Ap 13:16.
“O nome” Ele terá seu próprio nome conforme Jo 5:43. Há quem o mencione ao primeiro Rei que fundou Roma, sendo ele “Rômulo” ano 754 a.C. o Império romano teve duração de 1.209 anos de “754 a 455 d.C.” Sendo seu último imperador Rômulo Augusto que reinou de “435 a 455 d.C.” Será este o Anticristo? Todas as opiniões são teorias, pois não temos a convicção correta sobre este ponto.
“Número” Diversas opiniões são sugeridas sobre o nome do Anticristo, este número denota segundo Eruditos na Escatologia uma pessoa específica, e sua identificação deve ser descoberta em alguma espécie de calculo numérico. O qual o “número” é transformado em um “nome” Segundo a numerologia chamada “pitagoreana”, o “666” é conhecido como número triangular, sendo sua soma de 1 a 36 pois o 36 é em si mesmo a soma dos números de 1 a 8 portanto segundo especialistas na “Numerologia e Escatologia” o “666” reduz ao 8. E esse é o número significativo em Ap 17:11. Ele é a “Besta” também o “oitavo”.
O número “666” é número de um homem mal, sendo a unidade de 6 impressa sobre ele em sua criação. Segundo Estudiosos das profecias bíblicas isto leva crer que o Anticristo será o governante “666” de um sistema político mundial partindo de “Ninrode” no A.T. Até o filho da “perdição” quando terminará esse sistema político mundial.

O Espírito do Anticristo já está no mundo, mas ainda virá outro Anticristo final Nos últimos dias ele se levantará dentre o velho mundo e tornar-se-á o soberano sobre um Império Romano ressuscitado que dominará todo o mundo. 1 Jo 4:3. 2:18. 1:22. 2 Ts 2:3. Ap 13:1.

O ANTICRISTO RESOLVERÁ OS PROBLEMAS DA 
HUMANIDADE?

Segundo Eruditos, ele resolverá por um tempo os problemas enfrentados naquela época da Tribulação de sete anos, concernente á Economia, saúde, segurança, e Educação. Por isto terá aprovação e aceitação por parte dos homens, isto é uma estratégia de satanás para assim enganar á todos.

ATIVIDADES DO ANTICRISTO

Ao começar o dia do Senhor, o “iníquo” aparecerá neste mundo, isto é descrito pelos Eruditos da Bíblia de um governante mundial que fará aliança com Israel por sete anos, antes do fim da presente era Dn 9:27.

SUA IDENTIFICAÇÃO

Serão conhecidos três anos e meio mais tarde, quando ele romper sua aliança com Israel, tornando-se o governante, e declarando ser Deus, profanar o templo de Jerusalém, proibir a adoração á Deus por meio dos sacrifícios da cultura judaica, e assolar a terra de Israel 2 Ts 2:4-9. Dn 9:27. 11:36-45.


DECLARAÇÃO DO ANTICRISTO SENDO ELE O PRÓPRIO DEUS

Ele declarará descabidamente ser ele o próprio Deus, e perseguirá severamente quem permanecer leal a Cristo no período da Tribulação, exigindo adoração que provavelmente seja sediada num grande templo que será usado como centro de seus pronunciamentos, é o desejo equivocado de todo ser humano tornar-se divino desde á criação Dn 7:825. 8:4. 11:31-36. Ap 13:8-12.

ATIVIDADES DO HOMEM DO PECADO

Fará mediante poder diabólicos grandes sinais, maravilhas, e milagres, a fim de propagar o engano, aliás, já conhecido que o engano sempre foi uma astúcia de satanás, como “prodígios de mentira” significa que seus milagres são sobrenaturais, parecendo autênticos, para assim enganar as pessoas e levá-los á crer na mentira. Tais demonstrações possivelmente serão vistas no mundo inteiro, pela televisão, por ser um veiculo de comunicação altamente abrangente, milhões de pessoas ficarão impressionadíssimas por este líder altamente convincente, por não darem á devida importância á Palavra de Deus nem ter o devido amor á suas verdades. 2Ts 2:9. Mt 24:24. 1 Co 12:7-10.
O Espírito do anticristo já está no mundo, mas ainda virá outro anticristo final. O anticristo levará ao extremo as doutrina da supremacia do Estado, a qual ensina que o governo é o supremo poder, em torno do qual tudo, incluindo a própria consciência do homem, tem que lhe estar subordinado. Visto que não existe poder ou lei mais elevada do que o Estado, segundo eles, Deus e sua lei precisam ser abolidos para se prestar culto ao Estado.

No período da Grande Tribulação só haverá duas religiões:


1. Os adoradores da Besta o anticristo Ap. 13:8


2. Os adoradores de Deus Ap. 14.1


A palavra “anticristo” só é mencionada na Bíblia em 1 e 2 João. Através de um jogo gramatical (singular e plural), o apóstolo faz distinção entre o “anticristo” (referindo-se ao governante mundial no tempo da Grande Tribulação),e “anticristos”, (aqueles que antecedem em seus ensinos o ministério do Ditador Mundial – 1 Jo 4.3). O prefixo “anti”tem o sentido básico de “em lugar de”, “oposto a” ou “semelhante a”, mas na epistola de João significa “contrário a”. Porém, o texto de 2 Tessalonicenses 2.4, conjuga dois sentidos: o de “contrário a”: “...o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus...”, e o de “semelhante a”, pois afirma que ele: “...assentar-se-á, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus”.

A DERROTA DO ANTICRISTO

No fim da Grande Tribulação, que tem um período de sete anos divididos em duas fases de 3/5 cada uma, na última fase dos 3/5 últimos anos, satanás congregará muitas nações na batalha conhecida como Armagedom, sob comando do Anticristo guerrearão contra Deus e o seu povo numa batalha que envolverá o mundo inteiro, pois a Grande Tribulação é de âmbito mundial. Quando isto ocorrer Cristo voltará e intervirá de modo sobrenatural, destruindo o Anticristo, seus exércitos, e todos os que não obedecem ao Evangelho, á seguir Cristo prenderá satanás estabelecerá seu reino na terra. Dn 11:45 Ap 16:16. 19:15-21. 20:1-6. A vitória sempre foi o triunfo de Cristo e da igreja. Que possamos permanecer firmes no Senhor Jesus que breve vem buscar os seus.






_____________

FONTE DE PESQUISA


CALENDÁRIO DA PROFECIA ANTONIO GILBERTO


DICIONÁRIO DE ESCATOLOGIA BÍBLICA CALUDIONOR CORREA DE ANDRADE


MANUAL DE ESCATOLOGIA J.DWIGHT PENTECOST


DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DA BÍBLIA JOHAN KONINGS

INTERPRETAÇÃO DO APOCALIPSE

QUESTÕES DO APOCALIPSE


O Livro do Apocalipse baseia-se no discurso de Cristo sobre as coisas por vir e é dele uma explanação mais ampla, Mt 24; Mc 13; Lc 21. Está cheio de expressões empregadas por Jesus e tira muitas de suas figuras de Ezequiel e Daniel. Toda a literatura apocalíptica é escatológica. Em outras palavras aborda a questão dos tempos do fim, de forma geral pode-se afirmar que essa forma literária trata da escatologia, pois visa dizer-nos as condições que haverá nos últimos tempos, nos tempos futuros remotos, mas sua apresentação fala daqueles acontecimentos futuros que terão lugar durante dias angustiosos, em que uma antiga era passará em meio a tempestades e agonias, iniciando-se uma era inteiramente nova, através das mais severas dores departo. No que concerne à atividade literária judaico-cristã. Pode-se identificar o período dos escritos apocalípticos entre165 a.C. e 120 D.C. Essa literatura antecipa o fim de um ciclo histórico, a saber, o ciclo judaico, o que se daria em meio a dores severas, antes do nascimento da era cristã. Os “Apocalipses” cristãos refletem o desapontamento dos discípulos de Cristo por não se ter materializado' o Reino de Deus em sua própria época. E esse desapontamento foi apenas natural, e se pensou que os acontecimentos que sempre foram tomados como necessários na inauguração do reino deveriam ser transferidos para outra época, o tempo da “volta” de Jesus Cristo, não mais sendo atribuídos ao seu primeiro “advento”.

ETIMOLOGIA DO TERMO APOCALIPSE

Do grego “Apocalipse” “apokalúpse” que encerra o cânon das Sagradas Escrituras. Tem por objetivo "mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer” Ap 1.1. Do vocábulo grego significa revelação. Revelar é remover o véu, trazer á luz o que estava oculto, tornar conhecido encoberto. No “Latim” é “revelatio”que significa revelar, expor á vista, e metaforicamente descobrir uma verdade que estava oculta, é uma visão profética. A revelação tem dois pontos focais que são:

_ Os Propósitos de Deus.
_ A Pessoa de Deus.

Por um lado Deus informa os homens a respeito de si mesmo: quem ele é, o que ele tem feito o que está fazendo, o que fará, e o que requer que os homens façam.

Por um lado quando Deus envia a sua palavra aos homens, ele também os confronta consigo mesmo. A Bíblia não concebe a revelação como uma simples transmissão divinamente garantida, mas antes como a vinda pessoal de Deus aos homens, para tornar-se conhecido deles Gn 35:7.
Êx 6:3. Nm 12:6-8. O livro do Apocalipse não revela apenas o princípio de formação do grande plano de Deus na obra da redenção, mas de um modo particular, seu desenvolvimento e consumação.

DIVISÃO DO SEU CONTEÚDO

Compõe-se de “22 capítulos” “404 versículos” “1200 palavras” “9 perguntas” Ap 5:2. 6:10-17. 7:13. 13:4. 

A Bíblia divide a raça humana em três partes:
_ Os Judeus.
_ Os Gentios.
_ A Igreja.

O Antigo Testamento trata das duas primeiras, o livro de Daniel trata dos judeus e dos domínios gentílicos, sem mencionar a igreja graficamente. O Novo Testamento dá a mensagem para á igreja, e o apóstolo Paulo especialmente, em todas as suas epístolas trata dela. Enquanto que temos a palavra final de Deus para judeus, gentios, e a igreja. No Apocalipse encontramos a igreja no princípio do livro. Israel no meio e as nações gentílicas no fim.

AUTOR DIVINO

O próprio Deus. É esta a primeira declaração do Livro. O próprio Deus o notificou a João, por meio de Jesus Cristo, por intermédio de um anjo, e João o registrou e enviou o Livro resultante para as sete igrejas, 1:1,4. Há críticos racionalistas modernos que entendem que o Livro não contém nada de profecia inspirada, mas apenas “a atividade desenfreada da fantasia religiosa, revestindo-se de forma visual irreal”. A tal opinião rejeitamos com desgosto.

AUTOR HUMANO

Segundo tradição bem estabelecida, desde a época dos Pais Apostólicos, e no julgamento da grande maioria dos cristãos, o Apóstolo João, o “Discípulo amado”, o mais íntimo amigo terrestre de Jesus, escritor do Evangelho de São João, foi o escritor deste Livro, 1:1,4-9. 22:8. Jo 21:20-24. A sugestão, que decerto surgiu do desejo de lançar dúvidas sobre o Livro, que se trata de algum outro João, não tem fundamentos. Há distintas citações por Eruditos que o autor não é o mesmo chamado João, do Apocalipse e sim “Ancião” ou talvez um bem conhecido “vidente crente” que habitava na Ásia Menor. Segundo a literatura judaica extra bíblica é sugerido que o autor do Apocalipse foi um judeu. Há também paralelos entre o Evangelho de João e o Apocalipse, assim é aceito que ambas as obras foram escritas realmente pelo mesmo autor. A leitura e audição do Apocalipse são em si mesmo motivo de bênçãos: “Bem-aventurado aquele que lê e bem- aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” Ap 1.3.
Composto por uma série de visões, imagens, símbolos e figuras, o Apocalipse revela os conflitos do povo de Deus, e a sua vitória final sobre o império das trevas. E conclui, mostrando os redimidos a desfrutar de todas as eternas bem-aventuranças.

DATA DE ESCRITA DO APOCALIPSE

João tinha sido banido à Ilha de Patmos, 1:9. Segundo tradições da era apostólica, isto ocorreu durante a perseguição promovida por “Domiciano”, cerca de 85 d.C. No ano seguinte, 86 d.C., ”Irineu e Eusébio” afirmam que Apocalipse foi escrito no tempo de “Domiciano” testemunho esse aceito por “Clemente de Alexandria”“Orígenes e Jerônimo” O qual esta Escola de interpretação fixou sua data em “96 d.C.” sendo ano “90 -96 d.C.” Nesta possível data Domiciano decretou o culto ao imperador, fazendo disso uma prova de lealdade ao império.Então João foi libertado, e foi permitida sua volta a Éfeso. O emprego do passado do verbo, “achei-me na ilha chamada Patmos”, parece indicar que João, tendo recebido suas visões em Patmos, só registrou tudo por escrito depois de libertado, de volta na cidade de Éfeso, em 86 d.C. Isto indica que João permaneceu aproximadamente“um ano e seis meses na Ilha”, sendo libertado pelo imperador “Nerva ano 96-98 d.C.” quando retornou para Éfeso para exercer sua liderança ministerial. Não morreu lá como muitos sugerem. Há uma tradição que diz desde a época dos Pais Apostólicos, e no julgamento da grande maioria dos primitivos cristãos, o Apóstolo João, aquele que esteve reclinado sobre o peito do Senhor, foi o escritor do Apocalipse. Outro testemunho vem de“Irineu” que morreu em Lion na França perto do ano 190 de nossa era, defende ser o Apóstolo João seu autor. Ele nasceu e se criou na Ásia Menor na esfera das setes igrejas. Foi discípulo de “Policarpo”, que foi Bispo de uma das sete igrejas a de “Esmirna”.

ILHA DE PATMOS LOCAL ONDE JOÃO ESTEVE

Patmos era conhecida como uma pequena ilha grega, que segundo argumentos da Geografia bíblica, situava-se á “97 km a sudoeste da cidade de Éfeso”, no “Mar Egeu”, e a “55 km da costa da atual Turquia” na Ásia Menor. A palavra ilha ocorre na Bíblia cerca de “38 vezes”, na tradução original hebraica é “ai” era usada pelos antigos como terra “costeira” ou no sentido amplo de “Continente”. Tem uns “16 km de extensão por uns 10 de largura”: desprovida de árvores, e rochosa. Dizem que João esteve exilado aí, na perseguição de Domiciano, 95 d.C. Esta Ilha segundo Eruditos era local das grandes civilizações gentílicas do outro lado do mar.

O TERMO PATMOS

Significa “mortal” que em seu sentido original tem um aspecto tristonho representado pela mesma ilha que levava esse nome. Segundo a tradição cristã no período do império romano esta Ilha serviu de local para detenção de criminosos, de alta periculosidade. Atualmente esta Ilha tem o nome de “Palmosa” que se situa no Mar Egeu no pequeno Continente conhecido como Ásia Menor, segundo a Geografia bíblica tem cerca de “vinte milhas”, ou seja, um total que corresponde á “32.19 km” em sua condição. Segundo relatos cristãos, a Ilha de Patmos antes do exílio de João não tinha conotação nenhuma com o mundo religioso, depois, porém como é conhecido, se tornou célebre pela prisão e visão ali vivida por João. Nos dias atuais existe uma caverna chamada “Apocalipse”, onde milhares de pessoas religiosas realiza peregrinação religiosa.
Alguns metros dessa caverna encontra-se a “escola grega” onde existe um salão com inscrição posterior ao reinado de “Alexandre Magno”. Há também o Mosteiro de São João e uma Biblioteca fundada no ano de 1088 d.C.

PANORAMA HISTÓRICO DO LIVRO APOCALIPSE

Estas visões foram concedidas, e o Livro foi escrito, na luz lúgubre de mártires sendo queimados. A Igreja não tinha mais do que uns cinquenta anos de vida. Tinha crescido enormemente. Tinha sofrido, e continuava a sofrer, enormes perseguições.

_ Primeira perseguição. Foi promovida pelo Império Romano, levada a efeito uns vinte anos antes de ter sido escrito este Livro, foi a de Nero, 64-67 d.C. Naquela perseguição, multidões de cristãos foram crucificados, ou lançados aos animais selvagens, ou ainda, envoltos em roupas altamente combustíveis e queimados vivos enquanto Nero dava gargalhadas ao ouvir os gritos lancinantes de homens e mulheres morrendo queimados. No decurso desta perseguição de Nero, “Paulo e Pedro” sofreram o martírio.
_ A segunda perseguição. Foi instituída pelo Imperador “Domiciano, em 85-86 d.C.” Foi curta, mas extremamente severa. Mais do que “40.000 cristãos foram torturados e mortos.” Foi durante esta perseguição que João foi banido para a Ilha de Patmos, 1:9.

_ Terceira perseguição. A terceira perseguição imperial, aquela de Trajano, estava para começar, “98 d.C.” João tinha vivido no meio das duas primeiras perseguições, e estava prestes a entrar nesta terceira tentativa do Império Romano, de aniquilar a fé cristã. Foram dias negros para a Igreja. E dias ainda mais negros estavam para raiar. E não havia só o problema da perseguição vindo de fora — havia também os sinais da corrupção e da apostasia que começavam a solapar a Igreja, vindos de dentro da Igreja.
Parece que o propósito de Deus, ao dar estas revelações, era fortalecer a Igreja para os dias terríveis que o futuro reservava para ela. Na época em que foi escrita destinava-se as setes igrejas da Ásia que devido á linguagem simbólica e conteúdo apocalíptico, e escatológico e autoridade profética foi lida e compartilhada entre os cristãos de outras regiões, com todos os que esperavam um novo céu e uma nova terra. A mensagem do Apocalipse foi escrita tanto para os leitores de origem israelitas, como os de origem gentílic “não judeus” as profecias em Apocalipse dizem respeito á igreja, a Israel e toda a humanidade.

MENSAGEM CENTRAL DO APOCALIPSE

Designa-se como parte essencial relativo á: Jesus voltará para buscar a sua Igreja, onde sete vezes neste livro é repetida a declaração de “Cristo”, são elas:

_ Brevemente a ti virei Ap 2:5.
_ Em breve virei á ti Ap 2:16.
_ Eis que venho sem demora Ap 3:11.
_ Eis que venho como ladrão Ap 16:15.
_ Eis que presto venho Ap 22:7.
_ Eis que cedo venho Ap 22:12.
_ Certamente cedo venho Ap 22:20.

APOCALIPSE LIVRO DA CONSUMAÇÃO

No Antigo Testamento encontramos Gênesis o primeiro livro bíblico que traz a revelação dos começos, já Apocalipse é o último livro da Bíblia e aborda a consumação da presente era o início de outra que culmina na eternidade dos salvos por Cristo com Deus. Em Apocalipse é abordada a consumação do plano de salvação, das profecias bíblicas, deste mundo como conhecemos, deste sistema político e econômico, com o advento do Reino milenar de Cristo.

APOCALIPSE LIVRO DOS JUÍZOS

Nele são mencionados vários juízos, pois estes juízos serão manifestados no período da ira de Deus contra todos desobedientes e principalmente contra os poderes satânicos no período da Grande Tribulação.
Será o método que Cristo usará para tratar com todos os que deixarão de crer ao seu Evangelho, dando ouvido as mazelas do inimigo, estes juízos são:

_ Juízo contra o Anticristo
_ Juízo contra o falso profeta
_ O Juízo de Israel
_ O Juízo contra blasfemadores
_ Juízo do Tribunal de Cristo
_ Juízo do Trono Branco

Segundo Eruditos em Apocalipse na Versão “ARC” A palavra juízo aparece cerca de “4 vezes”. E Juízos “3 vezes”. Todos eles serão realizados no devido tempo designados por Deus, pois todas as suas profecias tem seu cumprimento, pois sua palavra jamais passará.

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Mt 24:35.

DESTAQUES NO LIVRO DE APOCALIPSE

Há diversos, no livro do Apocalipse podemos encontrar aproximadamente 300 símbolos que se destacam em diversos métodos aplicados no seu texto, veremos alguns destes símbolos.

SÍMBOLOS DOS ANIMAIS

_ Cavalo, águia, Dragão, Leopardo.
_ Ovelha, Serpente, Cão, Gafanhoto.


SÍMBOLOS DAS CORES
_ Púrpura, Preta.
_ Amarela, Branca.


SÍMBOLOS DOS MINERAIS
_ Ferro, Prata, Bronze.
_ Cobre, Berilo, Latão, Ouro.


SÍMBOLOS DA NATUREZA
_ Sol, Lua, Estrelas.
_ Vento, Trovões, Relâmpagos, Arco-íris.

SÍMBOLOS DE VEGETAIS
_ Árvores, Frutos, Cevadas.
_ Trigo, Uvas.

SÍMBOLOS DO CORPO HUAMNO
_ Boca, Coração.
_ Mão, Língua.

SÍMBOLOS DE ACIDENTES GEOGRÁFICOS

_ Abismos, Lago.
_ Mar, Rio.
SÍMBOLOS DE PESSOAS
_ Anciões, Profetas, Sacerdotes.
_ Juíz, Prostituta.

SÍMBOLOS DE ARMAS DE GUERRA
_ Couraças, Chifres.
_ Espadas, Trombetas.

SÍMBOLOS DE UTENSÍLIOS

_ Chaves, Selos.
Estes são os principais símbolos utilizados em diversas passagens no livro do Apocalipse, pois nas interpretações proféticas os profetas tanto do Antigo Testamento, como do Novo Testamento, usaram os símbolos para evidenciar os desígnios do Senhor Deus, para fazer cumprir seus propósitos para com seu povo.

INTERPRETAÇÕES DO LIVRO DO APOCALIPSE

Existe uma palavra chave no livro de Apocalipse que é a “profecia” que aparece cerca de sete vezes indicando a projeção dos acontecimentos futuros. Há muitas interpretações diferentes do livro. Cada uma delas apresenta suas dificuldades. Qualquer que for aceita, alguns pormenores têm de ser forçados a enquadrar-se nela. Todos concordam que o objetivo principal do livro é apresentar a vitória de Cristo. É um hino de triunfo entoado antes da batalha. Mas os intérpretes divergem quanto a particularidades de sentido. Aproximadamente, há três classes gerais ou escolas de interpretação, havendo homens capazes e dedicados em todas elas. Cada qual, dentro de si mesma, conta com muita variação de ideais.

São comumente chamadas:

_ Preterista.
_ Futurista.
_ Histórica.

A Interpretação preterista. “De pretérito”. Esta entende que o livro se refere principalmente a eventos dos seus dias, escrita para confortar uma Igreja perseguida, mas escrito em código que a Igreja daquela época haveria de compreender: a luta entre o cristianismo e o Império Romano.

A interpretação futurista. “de futuro” Entende que a maioria dos fatos do livro ainda vai se realizar no futuro, e ocorrerá em breve espaço de tempo na época da vinda do Senhor.

A interpretação histórica. É de parecer que o livro foi destinado a antecipar uma vista geral de todo o período da História da Igreja, desde a época de João até o fim: uma espécie de panorama, uma série de quadros em que se delineiam as etapas sucessivas e aspectos importantes da luta da Igreja até à vitória final. É a interpretação mais largamente aceita, talvez tanto quanto todas as outras combinadas. Se for a correta, então os eventos de nossos dias, que se sucedem tão velozmente, podem adaptar-se bem ao quadro, fornecendo palco para alguns fatos muito interessantes que se desenrolam no mundo. Pode-se acrescentar uma quarta interpretação, sustentada por alguns.

A espiritualista. A qual abstrai inteiramente as figuras do livro de qualquer referência a fatos históricos, da época de João, da época da Segunda Vinda, ou da História da Igreja, e considera-o como representação ilustrada dos grandes princípios do governo divino aplicáveis há todos os tempos.
Pode haver uma dose de verdade em todas estas interpretações. É possível que algumas das figuras se referissem primeiramente àquela época, cm segundo lugar a fatos que ocorreriam mais adiante, e por último se referissem ao tempo do fim.

A INTERPRETAÇÃO PRETERISTA

De acordo com esta interpretação, o tema do livro é a vitória de Cristo sobre o império romano, e se relaciona quase que exclusivamente com a época de João. Sustentam que a linguagem é altamente figurada. Os sete selos são simbólicos dos terríveis juízos prestes a desabar sobre o império, e da segurança da Igreja através de tudo isso. As sete trombetas são outros juízos sobre o império, enquanto a Igreja continua segura. A Besta é o império romano. O falso profeta é o sacerdócio organizado para impor o culto do imperador. Babilônia é a cidade de Roma. As sete taças são os últimos juízos que provocam a queda de Roma. A isto se segue um milênio na terra.

A INTERPRETAÇÃO FUTURISTA

Segundo esta interpretação, as sete igrejas representam sete períodos da História da Igreja. Quanto ao mais do livro, até o cap. 20 trata de um período de sete anos que precede imediatamente a segunda vinda do Senhor.
Os sete selos são um esboço do período de sete anos: as etapas do reinado do anticristo e a atividade evangelística pela quais muitos judeus e gentios serão salvos. As sete trombetas são as horríveis torturas a que é submetida à terra durante o período, descritas literalmente. A Besta é o anticristo, um ditador internacional, cabeça de um império de dez Reinos. Babilônia, sede do anticristo será literalmente metrópole mundial.
As sete taças são as catástrofes que sobrevirão à terra durante o reinado do anticristo. O milênio será literalmente mil anos, em que Cristo, com Seus santos, reinarão na terra.

A INTERPRETAÇÃO ESPIRITUALISTA

De acordo com esta, o livro não se refere absolutamente a fatos históricos — nem aos do tempo de João nem aos do fim nem aos do interregno. Mas apresenta ilustrações, em linguagem altamente figurada, de “certas verdades religiosas a se cumprirem na experiência da Igreja”, “grandes princípios em conflito constante”, “as forças morais que estão forjando o destino do mundo”, “uma certeza da infalível justiça de Deus”, “o conflito, descrito em termos do primeiro século, que se fere entre o bem e o mal, através de todos os tempos, capaz de ter infinitas aplicações”, “a supremacia final do bem sobre o mal”.

A INTERPRETAÇÃO HISTÓRICA

Esta inclui certos pontos de vista das interpretações preterista e futurista . Abrange muito mais espaço do que qualquer uma delas: é o período que, até agora, cobre quase 2.000 anos, contra uma só geração dos preteristas e apenas 7 anos dos futuristas. Oferece, portanto, terreno para maior diversidade de opiniões. 

Aqui estão algumas formas gerais usadas por esta escola de interpretação na definição do Apocalipse:

_ Sublime panorama da marcha de Cristo através da História.
_ Delineamento dos pontos salientes da História da Igreja.
_ História escrita antecipadamente.
_ História progressiva dos destinos da Igreja.
_ Nosso companheiro por todo o curso da História.
_ Visão das eras.
_ História da viagem da Igreja através do deserto.
_ Manual de viagem da Igreja.
_ Quadros das grandes épocas e crises da Igreja.
_ História do conflito multissecular da Igreja.
_ A Igreja em conflito com o poderio do mundo.
_ Quadros dos conflitos e sofrimentos da Igreja.

Há uma variedade tão grande de opiniões sobre quais eventos e épocas são prefiguradas, e também se as visões devem ser consideradas paralelas ou se figuram em sucessão cronológica, que não é possível apresentar em espaço exíguo, uma sinopse representativa de todo este grupo de intérpretes. Em geral eles se mostram mais confiantes quando discutem o que já aconteceu, do que quando expõem suas opiniões relativamente ao que ainda está para vir.

Segundo Eruditos e especialistas em Escatologia, existe outro método conhecido como “Eclético”. O qual combina todos os métodos tratando cada texto dentro do seu contexto específico, e dentro da Hermenêutica bíblica, de modo que uma tendência não domine sobre outra. Prejudicando o todo. O Eclético interpreta o livro escatológico como Apocalipse de forma coerente respeitando Frases, Palavras, Textos Simbólicos, enquanto outros são literais. Também existem profecias que já se cumpriram, outros estão se cumprindo e outras se cumprirão mais adiante.

SINOPSE DE UMA DAS INTERPRETAÇÕES HISTÓRICAS MAIS ACEITAS

_ 1.° Selo: Era de Prosperidade no Império Romano100-200 d.C.
_ 2.° ao 4.° Selos: Desastre no Império Romano 200-300 d.C.
_ 5.° Selo: Era de Perseguição 100-300 d.C.
_ 6.° Selo: Revolução: Cristianização do Império 313-400 d.C.
_ 1.a à 4.a Trombetas: Queda do Império Romano 400-476 d.C.
_ 5.a Trombeta: Surto do Maometismo 637-786 d.C.
_ 6.A Trombeta: Surto do Poderio Turco 1057-1453 d.C.
_ Aberto o Livrinho: Era da Bíblia Aberta 1500-d.C.
_ Medição do Templo: Era da Reforma da Igreja 1500-d.C.
_ As Duas Testemunhas: a Igreja e a Bíblia 1500-d.C.
_ A Besta: Poder Mundial Conferido ao Papado 600-1800 d.C.
_ O Falso Profeta: a Igreja Apóstata no Poder600-1800 d.C.
_ Babilônia: Roma Papal 600-1800 d.C.
_ 1.a à 5.a Taças: Juízos que Abatem o Poder Papal1600-1900 d.C.
_ 6. A Taça e o Que Se Segue. Ainda no Futuro.

O livro do Apocalipse termina com a mensagem:


A Graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós Ap 22:21.


É uma mensagem com á ministração da Graça de Deus, sobre a vida de todos seus filhos. É um livro escatológico que começa e finda com á bendita pessoa de Jesus abençoando e premiando todos aqueles que creem nele. Os que permanecem fiéis até o fim vivendo em obediência com seus ensinamentos terão o regozijo de estar um dia para sempre com o Eterno Deus. Na verdade o livro de Apocalipse fortalece a fé e renova as promessas o qual Deus tem feito para sua Igreja.
“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente, cedo venho, Amém! Ora vem, Senhor Jesus”.


IMAGENS DA ILHA PATMOS

A ilha de Patmos é conhecida por ser o local para onde o apóstolo João foi exilado.







A ilha de Patmos é conhecida por ser o local para onde o apóstolo João foi exilado
Como você sabe que João escreveu o Apocalipse em Patmos para confortar os cristãos e a Igreja em suas provações e sofrimento para a Palavra de Deus.








Apóstolo João na Ilha de Patmos









As Revelações de joão na Ilha















__________________

FONTE DE PESQUISA


MANUAL BÍBLICO DE HALLEY NOVA VERSÃO INTERNACIONAL


DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO DA BÍBLIA JOHAN KONINGS


DICIONÁRIO DE ESCATOLOGIA BÍBLICA CLAUDIONOR CORREA DE ANDRADE


O CALENDÁRIO DA PROFECIA ANTONIO GILBERTO


OS MISTÉRIOS DO APOCALIPSE JOÁ CAETANO


POSTADO POR PROF RAMOS