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quinta-feira, 29 de março de 2018

A MENSAGEM AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE

Nos dias de João, não existiam apenas sete igrejas na terra, provavelmente já existia várias igrejas na Ásia Menor, porém Cristo envia sua mensagem a sete igrejas locais no Oeste da Ásia através do apóstolo João para instrução, advertência, e edificação. Foram uma declaração clara da parte de Cristo, no tocante as consequências da desobediência e descuido espiritual daquelas igrejas nos dias de João, que nos dias atuais servem como exemplo para não descuidarmos na vida espiritual. Elas existiram realmente e os problemas e virtudes mencionados eram reais. Sendo assim, as cartas certamente foram úteis na sua edificação. Esse é o aspecto histórico. Ainda assim, essas igrejas podem ser usadas como modelos espirituais, que servem de advertência a toda e qualquer igreja em qualquer época da história. Em todas as épocas houve igrejas às quais essas exortações foram apropriadas.

Escreve as coisas que tens visto e as que são, e as que depois destas hão de acontecer; o mistério das sete estrelas que viste na minha destra e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais que viste são as sete igrejas Ap 1:19-20.

PRIMEIRA CARTA A IGREJA DE ÉFESO

Éfeso significava desejada ou desejável, era a maior cidade da Ásia e o centro principal da administração romana.

Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas que anda no meio dos sete castiçais de ouro Ap 2:1.

REFERÊNCIA AO ANJO DAQUELA IGREJA

Segundo Eruditos na escatologia bíblica nada se sabem de certo quem era esse “anjo” nos dias em que esta carta estava sendo enviada, a não ser aquilo que depreende do texto em foco. Para alguns com base no relato de Lucas em Atos 20, quando Paulo visitou a Ásia Menor, “de Mileto mandou a Éfeso, chamar os anciãos da igreja. E, logo que chegaram juntos dele, disse-lhes. Olhai, pois por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” At 20:17-18 28.Quando Paulo falou essas palavras, Timóteo era o pastor, referência ao anjo da igreja de Éfeso, 1Tm 1:3. E provavelmente Tíquico tenha sido seu substituto At 20:4 2Tm 4.12. O “anjo” a que Jesus se refere bem pode ser este último.

SITUAÇÃO GEOGRÁFICA DA CIDADE DE ÉFESO

Conforme a geografia bíblica do N.T. a cidade de Éfeso se encravava no pequeno Continente da Ásia Menor.  Esta era a capital da província romana da Ásia com Antioquia da Síria e Alexandria no Egito, formavam o grupo das três maiores cidades do litoral leste do Mar Mediterrâneo.
Nela existia o templo da “Diana dos efésios” At 19:28, foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. Pelo menos duas vezes, Paulo esteve nessa cidade Em sua terceira viagem por aquela região, ele não chegou até lá, mas estando em Mileto “mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da Igreja”. Essa igreja recebeu duas cartas: uma de Paulo epístola aos Efésios e outra de Cristo, a mencionada no Apocalipse, o qual está em foco. A primeira em 64 d. C., a segunda em 96 d. C. segundo Estudiosos.

OBRAS E TRABALHO DA IGREJA DE ÉFESO

“Eu sei as tuas obra, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achaste mentirosos”. Ap2:2.

Os Exegetas das Escrituras interpretam este versículo como referência aos chefes Gnósticos, que tinham arrogado para si o título de apóstolos de Cristo. Paulo diz que tais “falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo” Diante dos “anciãos de Éfeso”, Paulo os chamou de “lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho” At 20:29. Para os especialistas nas profecias bíblicas são mencionados Oito livros do Novo Testamento que foram escritos contra formas diversas dessa heresia, a saber:
ü  Colossenses
ü  Três epístolas pastorais
ü  Três epístolas joaninas
ü  E Judas.

As Epístolas aos Efésios, o evangelho de João e o livro do Apocalipse, em alguns trechos esparsos, também refletem oposição a essa heresia. A igreja de Éfeso não suportava os tais gnósticos e por isso foi louvada pelo Senhor: “puseste à prova”. Esta expressão é o equivale dizer no grego: “Reprovaste-Os”. A igreja de Éfeso, talvez tenha sido a de maior cuidado do ministério de Paulo; O Novo Testamento diz que, Paulo esteve em Éfeso, levando consigo Priscila e Áquila; e deixou-os ali retornou mais tarde e desta vez permaneceu dois anos, dedicado à pregação do Evangelho. Dessa maneira, todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra sobre o Senhor Jesus, assim judeus como gregos Éfeso chegou mesmo a tornar-se o centro do mundo cristão. “As profecias de Paulo realizaram-se: poderá hoje, quem visita Éfeso saber onde era o lugar da casa ou templo em que a igreja se reunia? Tudo ruína! “Como homem, combati em Éfeso contra as bestas” disse Paulo: Feras humanas! 1Co 15:32 At 18:19 At 19:10.

A PACIÊNCIA DA IGREJA DE ÉFESO

E sofreste e tens paciência; e trabalhaste pelo, meu nome e não te cansaste Ap2:3.  
No Salmo 89:19 há uma promessa de Deus para aquele que trabalha: “Socorri um que é esforçado: exaltei a um eleito do povo”. A inatividade na vida espiritual é condenada por Deus. No livro de Provérbios fala-se do “preguiçoso” cerca de 17 vezes, por isso é evidente que o Espírito Santo considera muito este perigo da mocidade, e de pessoas mais idosas. O preguiçoso é reprovado por covardia Pv 21:25; 26:13.

A igreja de Éfeso era conhecida pelas obras: perseverava no trabalho; não cansava no serviço de Cristo. Note como se repete a palavra “paciência”; eram perseverantes no lidar e perseverantes no sofrer. Éfeso possuía grandes qualificações espirituais, mas faltava- lhe o principal, primeiro amor, foi ai que veio a reprovação por parte de Cristo para aquela igreja, como veremos a seguir, deixar a mornidão espiritual dominar a igreja é um perigo, igrejas mornas apagam o poder do Espírito Santo em seu meio, precisamos manter a lamparina acesa como igreja viva edificados em Cristo, vejamos:

A PERDA DA CARIDADE DA IGREJA DE ÉFESO

Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade Ap2:4.

A presente expressão, não significa “declínio da fé” como alguns, mas, antes, sugere um esfriamento no amor, Cristo nos Evangelhos Sinóticos já previa este acontecimento, Mt 24:12. Cerca de 30 anos antes desta carta, a igreja de Éfeso, tinha ardente caridade para com “todos os santos” Paulo chegou até a convidá-los a participarem da “largura, e a altura e a profundidade” do amor de Deus, “ que excede todo o entendimento” Ef 3:18 Ef 3:18-19. O desaparecimento gradual do amor fraternal no coração do salvo. Tem como resultado, o abandono da “primeira caridade”. Pedro disse aos seus leitores: “sobretudo, tende ardente caridade 1Pd 4.8”. Cristo mencionou não menos que 9 características destacadas e louváveis que achou na igreja do Éfeso. Mas nem por isso podia desculpá-la da falta de amor. Apesar de qualquer esforço, ou de qualquer grau de sinceridade, gravíssimo é o nosso estado espiritual se nos faltar o amor. Se o cristão não tem amor, a vida espiritual também não tem sentido. “Nada Seria!”. Disse Jesus.

ESPERANÇA PARA A CAIDA IGREJA DE ÉFESO

Lembra-te pois donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres Ap 2:5.

Esta profecia do Senhor Jesus sobre a “remoção” do castiçal de Éfeso, não se cumpriu na igreja, mas também na cidade. Alguém já disse com sabedoria: “Há tempo para perdão e tempo para juízo”. Por muito tempo o “castiçal” de Éfeso se manteve em pé; Deus estava-lhe dando uma oportunidade para arrependimento. Segundo o testemunho da História, ela isso não fez, e o juízo de Deus atingiu não somente o “castiçal”, mastambém a cidade, e no quinto século sua glória declinou. “Hoje não resta nem opulência, nem mesmo templos pagãos suntuosos, nem o porto, que o próprio Mar destruiu e aterrou”. Éfeso era a igreja autêntica; ensinava a verdadeira doutrina de Cristo, e punha a prova os homens que sedesviaram da fé uma vez para sempre entregue aos santos. Mas devia arrepender-se de uma falta grave: “Deixou o primeiro amor”. No contexto vivido; a melhor maneira de o cristão restaura a “primeira caridade”, é sem dúvida alguma: praticar “as primeiras obras”. Ambas as exigências, foram exigidas na igreja de Éfeso.

O COMBATE AS FALSAS DOUTRINAS NA IGREJA DE ÉFESO

Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço Ap2:6.

Para muitos Teólogos especialista nas profecias escatológicas dizem que não podemos determinar com certeza serem estes “nicolaítas” discípulos de “Nicolau”, o sétimo diácono que está em At 6:5. O texto divino escrito por São Lucas, afirma ser Nicolau, um homem de “boa reputação, cheio do Espírito Santo e de sabedoria” At 6:3. O Apóstolo João, conhecia bem pessoalmente a Nicolau, e sem dúvida, no dia de sua separação para o diaconato, o texto em si não diz que aqueles sete foram separados para diáconos, mas segundo Exegetas o grego ali existente favorece o significado do pensamento: diáconos, três vezes, ministros, sete vezes e servos, vinte vezes pôs suas mãos sobre ele At 6:2-6. De acordo com C. I. Scofield, a palavra “Nicolau” quer dizer “Vencedor do Povo”, e o termo “nicolaítas” que vem no superlativo tem quase o mesmo sentido: Nico é um termo grego que significa conquistar ou subjulgar. Laitanes é a palavra grega de onde se deriva nosso vocábulo “leigo”. Nas cartas do Apocalipse, quando é mencionada uma doutrina ou ato de uma pessoa, comumente se usa mencionar seu nome, por exemplo: “doutrina de Balaão” Ap2:14. É preciso observar a frase pluralizada: “As obras dos nicolaítas” e “doutrina dos nicolaítas”. Estas expressões referem-se a um grupo e não a uma pessoa. Nicolau “era prosélito de Antioquia” separado para o diaconato, servia na igreja de Jerusalém. O livro de Atos dos Apóstolos não fala de Nicolau como tendo-se destacado como missionário itinerante, a exemplo de Estevão e Filipe . É evidente que sua esfera de trabalho foi local; ele não alcançou lugares distantes como Éfeso e Pérgamo. Pelo que sabemos, não é mencionado mesmo ante ou depois de Cristo, um homem chamado Nicolau que tenha fundado uma seita, a não ser aquilo depreendido e focalizado do texto em foco. Se essa palavra é simbólica, vemos, neste vocábulo, “nicolaítas”, o começo do controle sacerdotal ou eclesiástico sobre as congregações. Os movimentos das igrejas, visando poder político e prestígio social mediante uniões, federações e alianças mundanas, são ‘doutrinas e obras” dos nicolaítas. Trata-se do esforço de restaurar, por métodos humanos, aquilo que se perdeu o primeiro amor . Em época posterior a Cristo, houve uma seita gnóstica conhecida pro “os nicolaítas”, a qual é mencionada por Tertuliano de Cartago. Que também era de índole gnóstica.


ADVERTÊNCIA A IGREJA DE ÉFESO PARA OUVIR A VOZ DO ESPÍRITO SANTO

Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus Ap2:7.

O vencedor recebe a promessa de que se alimentará da árvore da vida. Este livro fecha com uma “bem-aventurança” sobre os que têm à árvore da vida” Em Apocalipse não aparece mais a “árvore da ciência do bem e do mal” Gn 2:17, mas de um modo especial a “árvore da vida”. O comer da árvore da vida expressa a participação na vida eterna. Segundo Estudiosos a possibilidade do simbolismo da árvore da vida aparecer em todas as mitologias, desde a Índia, até à Escandinávia. Os rabinos judeus e ismaelitas chamavam de “árvore da provação”. O Zend Avesta tem a sua própria árvore da vida, chamada de “Destruidora da Morte”. Para nós, porém, o comer da árvore da vida, significa o direito de ser revestido da imortalidade Ap 22:19. Algumas Bíblias trazem: “comer”. Mas, sem outras, ‘se alimente” Segundo Severino Pedro da SilvaAlmeida, 1969 é mais expressiva. A sabedoria divina divide os homens em duas classes: a dos vencedores e a dos vencidos Os vencedores comerão: “da árvore da vida” no Paraíso de Deus. No Éden, aos vencidos foi vedado a oportunidade de comer dessa árvore, para que não vivessem para sempre na miséria Gn 3:22. Mas aos vencedores, na maior felicidade, será concedido comer e viver eternamente. 2Pd 2:20.

Devemos prestar atenção às advertências do Espírito Santo ele continua a falar como falou na época de João á sete igrejas da Ásia, e nos ordena vencermos o pecado o mundo, e nos proíbe de tolerarmos a imoralidade no meio da igreja a noiva do Cordeiro, e poderemos sermos privados de sua presença e do seu reino, se mantivermos na fé e obediência receberemos o maná escondido da vida espiritual e uma pedra branca que significa o triunfo da nossa fé cristã sobre todos nossos inimigos. Jesus se oporá a qualquer pessoa que na sua igreja for complacente para com o pecado, e ele próprio batalhará contra os crentes mundanos, caso não se arrependam. 1 Co 5:2 Gl 5:21.
Que possamos firmes e perseverantes aguardar a Bendita vinda de Cristo na pureza e santidade tendo as vestes lavadas pelo sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Aleluias!!!

E eu quando o vi, cai a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra dizendo- me não temas eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto mas eis aqui estou vivo para todo sempre e tenho as chaves da morte e do inferno Ap1:17-18.


Prof Ramos

Acadêmico em Pedagogia pela UNG, Universidade de Guarulhos SP.

Escritor, Bacharel em Teologia, Mestre em Teologia, Professor de Teologia.

Contatos: gomesramos693@gmail.com



twitter Ramos Palmeira@gomesramos693






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