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sexta-feira, 30 de março de 2018

AS ALIANÇAS BÍBLICAS E ESCATOLÓGICAS

Além das dispensações outorgadas ao homem, Deus estabeleceu também alianças, concertos ou pactos.Alguns teólogos opinam por 12 alianças e não por oito somente. O plano escatológico de Deus é determinado e prescrito por essas alianças, e o sistema escatológico do intérprete é determinado e limitado pela sua correta interpretação. Essas alianças devem ser estudadas diligentemente como a base da escatologia bíblica. Sem o conhecimento da ALIANÇA é quase impossível alguém ler e entender o plano de redenção que DEUS fez para nos salvar, e principalmente entender algumas passagens bíblicas que estão registradas no Antigo Testamento. A maioria das promessas de DEUS no Antigo Testamento está condicionada à obediência, enquanto que as maiorias das promessas de DEUS no Novo Testamento estão baseadas em sua graça.

A eterna aliança, a decisão Divina de salvar a humanidade por meio de sua graça, que é o plano denominado de "graça", onde Jesus encarna, morre e ressuscita para salvar a todos que aceitam sua obra salvadora. Existem diversos rituais, indicados na Bíblia, que implicavam a formação de alianças entre pessoas ou diretamente com Deus. A primeira aliança a ser estabelecida aparece com a descida da arca de Noé no monte Ararate, em que Deus faz aparecer o arco-íris como sinal da Velha Aliança. Outras alianças se vão sucedendo na história sagrada, como o pacto com Abraão e a promessa de uma descendência mais numerosa que as estrelas do céu e que tem o seu momento ritual quando Abraão divide ao meio uma novilha, uma cabra e um cordeiro entre os quais passa umas labaredas de fogo, em sinal divino - aliança esta que passa a ser marcada também pelo ritual da circuncisão. Após o Êxodo do Egito, o povo de Israel passa a ser testamentário de outra aliança que o torna no povo eleito de Deus. Na perspectiva cristã, com São Paulo, passa-se a falar da Nova Aliança, selada com o sacrifício de Cristo para a remissão das almas.

ETIMOLOGIA DE ALIANÇA

Entre os israelitas, significa a relação de solidariedade entre dois partidos, com todos os direitos e deveres que daí resulta aquilo que se exprime pela palavra “BHÊRITE” Aliança em hebraico. Existem leis e normas a serem cumpridas ou obedecidas para que as bênçãos da aliança alcancem seus aliançados. O auge dessa aliança é a vida de CRISTO, o messias, o rei do reino de Israel na Terra milênio.
O termo Aliança em grego é “DIATHEKE” tem sentido de um testamento e, especialmente, “dispor mediante um testamento” assim nos documentos legais particulares entre os papiros. Significa, portanto, uma decisão irrevogável, que não pode ser cancelada por pessoa alguma. Uma condição prévia da sua eficácia diante da lei é a morte do testador. “diathèkè”, portanto, deve ser claramente distinguido de “synthèkè”, um “contrato”. Neste último, as duas partes que se dedicam a uma atividade em comum aceitam obrigações recíprocas. “diathèkè” se acha apenas uma vez com este sentido. Noutros lugares, sempre significa uma ação que parte dum lado só. A Aliança era concluída sob juramento de cumpri-la, e pronunciando uma maldição que cairia sobre quem violasse a Aliança. A Aliança é concluída às vezes “diante de Javé”.
Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque fizeste a teu servo entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém há em mim crime, mata-me tu mesmo; porque me levaria a teu pai? 1 Sm 20:8.
Na LXX “diathêkè” é a tradução mais comum 270 vezes para Hebraico berit, “aliança”. Esta é a palavra comum no AT que representa grande variedade de acordos.

Inclui um pacto entre dois amigos o qual, porém, tinha reconhecidamente força diante da lei um pacto entre dois soberanos, fixando suas esferas de interesse. 1 Sm 18:3. 1 Sm 20:8. Gn 21:22. 1 Rs 5:12. Estudiosos mais antigos distinguiam entre alianças seculares e religiosas, mas a variedade de conceitos de aliança, todas elas com a mesma terminologia, tornam isso impossível. Além disto, a maioria das alianças seculares pressupõe que Deus tenha sido testemunha delas. Gn 31:44-50. 1 Sm 23:18. Enquanto na maioria das alianças religiosas Javé continua tendo alguma semelhança com um monarca que faz um tratado. Para o AT, fazer separação entre o religioso e o secular é indigno de ser considerado.
Quando os abordamos do ponto de vista da aliança, podemos ver como elementos muito diversos na tradição do AT caminham juntos. O preâmbulo é sugestivo, por causa do modo de Javé Se introduzir Êx 20:2. Onde, como nas fórmulas pactuais, segue-se um histórico de eventos passados. Parece que esta é a origem do interesse sem igual que Israel demonstra para com sua história, pois esta é considerada a história de Javé com a nação, sendo assim a história da aliança e, portanto, a história da salvação. Embora o termo “aliança” diathêkè não apareça tão frequente quanto se esperaria, a razão é que o pensamento subjacente já foi abarcado pelas declarações acerca do reino de Deus. Linguisticamente, podemos ver isto talvez do modo mais claro em Lc 22:29 na frase “diatithemai basileian”, “estabelecer um reino” , que exprime com exatidão a fórmula “diatithemai diathèkèn”. A nova aliança e o reino de Deus são conceitos inter-relacionados.

ALIANÇA EDÊNICA

Esta aliança, que condicionou a vida do homem no estado da inocência, é denominada de - aliança edênica Por esta aliança Deus concedeu ao homem plena inteligência. Intuição e capacidade administrativa, pelas quais regeria toda a criação na qualidade de responsável perante Deus. Ela é composta por alguns elementos que são:
ÞEncher a terra de uma nova ordem à humana.
ÞTer domínio sobre a criação animal.
ÞComer dos frutos sem restrições, conforme Deus ordenou.
ÞAbster-se de comer da árvore da ciência do bem e do mal.
A penalidade pela desobediência: a morte. Adão e sua mulher estavam divinamente advertidos. Mas infelizmente falharam e, necessariamente, foi preciso Deus estabelecer com eles, já dentro dos limites da dispensação da consciência, uma segunda aliança: a adâmica. O homem e a mulher igualmente foram criados á imagem e semelhança de Deus onde podia comunicar-se com seu Criador. Adão e Eva tinham semelhança natural com Deus, foram criados como seres pessoais tendo espírito, mente emoções, e livre arbítrio. Gn 1:28.

ALIANÇA ADÂMICA

Esta aliança determina a vida do homem decaído, marcando condições que prevalecerão até a época do Reino, quando a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Com isto conhecemos alguns elementos ocorridos que são:

  1. A serpente, instrumento de Satanás, amaldiçoada.
  2. A primeira promessa de um Redentor.
  3. O inevitável cansaço da vida.
  4. O leve trabalho do Éden mudado para serviço laborioso.
A morte física para a morte espiritual também já havia sentença: a morte estava dentro dele se viesse á desobedecer. Física Gn 3:19. Rm 5.

A ALIANÇA COM NOÉ

Confirmação de que o homem seria relacionado a terra, conforme a aliança adâmica estabelecimento do governo humano. Garantia de que a terra não sofreria outro dilúvio universal Declaração de que Cão procederia a uma posteridade inferior e servil Gn 8:21. Gn 8:22. Gn 9:1-6. Gn 9:24-25. Declaração profética de que de Jafé procederiam às raças: “dilatadas”, em que governos, ciências, artes, etc., deveriam ser, geralmente, deste filho de Noé Gn 9:27. Assim, a história tem confirmado o exato cumpri- mento dessas declarações.

A ALIANÇA COM ABRAÃO

A aliança abraâmica, segue também, paralelamente a ordem das anteriores, isto é, contém também elementos ocorridos. Esta aliança começa em Gênesis 12.1-3 e é confirmada em Gênesis 13:14-17. 15:4-18. A primeira das quatro grandes alianças determinativas feitas por Deus com a nação de Israel foi à aliança abraâmica, que deve ser considerada a base de todo o plano de alianças. As Escrituras são ricas em referências à aliança que Deus fez com Abraão, e sua aplicação é vista de maneiras variadas. Essa aliança tem importantes implicações para doutrinas ligadas à soteriologia. Ao escrever aos gálatas, Paulo mostra que os crentes tomam posse das bênçãos prometidas a Abraão Gl 3:14,29. 4:22-31. Imediatamente depois da queda do homem, Deus revelou Seu propósito de providenciar salvação para os pecadores. Esse plano foi sendo desdobrado gradativamente por Deus para o homem. A promessa feita a Abraão representa um passo progressivo nessa revelação.

Mais uma vez, essa aliança tem importantes implicações na doutrina da ressurreição. A promessa vinculada à aliança é à base da refutação do Senhor contra a incredulidade dos saduceus no tocante à ressurreição. Mt 22:23-32. Seus elementos são:

  1. Far-te-ei uma grande nação: em sentido natural e espiritual.
  2. Engrandecerei o teu nome Abrão: posteriormente Abraão é um dos nomes universais.
  3. tu serás uma bênção. Gn 13:14-17. Gn 12:2.
Dessa maneira, podemos dizer que as promessas de terra da aliança abraâmica são desenvolvidas na aliança palestina, as promessas de semente são desenvolvidas na aliança davídica e as promessas de bênção são desenvolvidas na nova aliança. Esta, então, determina todo o futuro plano para a nação de Israel e é um fator de vulto na escatologia bíblica. Analisando essas particularidades, observamos certas promessas individuais que foram dadas a Abraão, certas promessas nacionais com respeito à nação de Israel, da qual ele era pai, e certas bênçãos universais que incluíam todas as nações.
Convém notar que o termo “aliança” aparece por 300 vezes na Bíblia. Porém no Novo Testamento ocorre somente 33 vezes. Quase metade destas ocorrências se acham em citações que vêm do Antigo Testamento, e outras 5 claramente se alude a declarações do Antigo Testamento, mas sempre com ο sentido de uma “aliança maior” ou "aliança superior”. Esta é a grande promessa evangélica, cumprida na descendência de Abraão, personificada em Cristo Gl3:16.

ALIANÇA DA LEI

A aliança mosaica foi dada a Israel com três divisões, cada uma essencial às outras, e conjuntamente formado a aliança mosaica. Os Mandamentos; expressões da vontade de Deus para seu povo, os Juízos; governos da vida social de Israel. As Ordenanças; governando a vida religiosa de Israel. Êx 20:1-26. Êx 21:1 a 24:11. Êx 24:12 a 31:18.

A Lei foi dada de três maneiras:

1. Verbalmente. Isto era Lei pura, sem nenhuma provisão de sacerdócio ou sacrifício, e foi acompanhada das “ordenanças” relativas às relações de hebreus com hebreus, a isto foi acrescentado Êx 23:14-19. Direções referentes às três festas anuais Êx 23:30-23, e instruções sobre a conquista de Canaã. Estas palavras Moisés comunicaram ao povo Imediatamente, na pessoa dos seus anciãos; foram admiti- dos à presença de Deus.

2. Moisés recebe Tábuas de Pedra. A história então se divide. Moisés no monte recebe instruções referentes ao Tabernáculo, Sacerdócio e Sacrifício. No entanto o povo chefiado por Arão, transgrede o primeiro mandamento, Moisés, voltando do monte, quebra as Tábuas, escritas pelo dedo de Deus Êx 31:18. 32:16-19.

3. As segundas Tábuas. Tábuas são feitas, e a Lei escrita novamente por Moisés na presença de Deus Êx 34:28-29.

A ALIANÇA PALESTINA

Esta aliança, segundo alguns eruditos, está registrada em Deuteronômio 28:1 a 30:10. Clara e detalhadamente Deus revela a felicidade que acompanharia uma vida de obediência através das alianças. Deus impôs suas ordenanças nesta aliança que foram:

  • De ouvir atentamente a voz de Deus.
  • De observar e fazer, andando nos caminhos do Senhor.
  • De não se desviar de nenhuma das suas palavras. Dt 28:1. Dt 28:9. 28:14.
Como confirmação desta aliança Deus estabelece uma nova forma de circuncisão: a do coração.
E o Senhor, teu Deus, circuncidará o teu coração e o coração de tua semente, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração e com toda a tua alma, para que vivas Dt 30:6.
Moisés profetizou uma restauração de Israel que abrangeria o seu arrependimento e o seu retorno á Deus, livramento e renovação espiritual mediante sua Aliança.

ALIANÇA COM DAVI

Após os primeiros 450 anos de fidelidade da parte de Deus e de infidelidade da parte do homem, Israel acrescentou mais um pecado à longa lista de transgressões contra a lei de Deus. Israel se enfadou de sua relação de sacerdote em favor das demais nações e queria ser igual às outras. A nação pediu a Deus um rei e Deus respondeu, mas versaticamente. O mal que Saul praticou e o desapontamento que causou a Israel serviam para preparar o caminho para a escolha de Davi, filho de Jessé Com este jovem Deus fez aliança, dizendo: Fiz um concerto com o meu escolhido; jurei ao meu servo Davi: A tua descendência estabelecerei para sempre Sl13:1. Os 13:11. Desta aliança surgiu o Messias que nasceu da descendência de Davi segundo a carne Portanto, esta aliança com Davi teve um caráter eterno Rm 1:3b. 2 Sm 7.16.

ALIANÇA ETERNA

Esta aliança que é também denominada “de A Nova Aliança”. A nova aliança, portanto, é um “legado” da graça divina e ela entrou em vigor com a morte de Cristo Essa aliança que foi prometida em Jeremias 31:31-34. Alcança a Israel e a Igreja. As demais alianças, mesmo que em si eram eternas, mas em seus cumpridores tinham caráter transitório; esta, porém, é eterna: ela inclui o Milênio e entra na Eternidade! 1 Pd 1:4.

O RELACIONAMENTO DA IGREJA E A ALIANÇA

Qualquer que seja a relação entre a igreja e as promessas baseia-se não no nascimento físico, mas num novo nascimento, cabendo-lhe apenas porque os indivíduos que dela gozam estão "em Cristo". A igreja se beneficia das promessas somente por relacionar-se com Aquele em quem as promessas encontram seu cumprimento. A igreja participa em tudo o que Ele faz para levar a termo a aliança. Ao citar a aliança abraâmica em Atos 3:25, Pedro aplica apenas os aspectos universais da aliança àqueles a quem fala. Os aspectos nacionais aguardam cumprimento futuro pela nação de Israel. terra? A luz do debate anterior sobre a aliança é evidente que a descendência física de Abraão recebeu a promessa da posse eterna da terra. A promessa da posse da terra pela descendência de Abraão é uma das características marcantes da aliança, e a maneira pela qual a promessa é feita aumenta ainda mais o seu significado.

RESULTADOS DESTA ALIANÇA

Ela é resultado da graça em seu princípio; a terra é uma herança para a descendência; a posse é concedida perpetuamente; a posse deverá ser desfrutada perpetuamente; terra prometida incluía um território específico, definido por fronteiras específicas. Esta promessa é a base da expectativa do Antigo Testamento e a substância da mensagem dos profetas. Se Israel tivesse sido rejeitado como nação por causa da incredulidade, toda essa grande corrente de profecias do Antigo Testamento perderia sua possibilidade de cumprimento. Is 11:1-11. Ez 11:17-21.Am 9:11-15. Demonstramos que a promessa feita a Israel de possuir para sempre a terra é parte fundamental e conclusão inevitável das promessas gerais feitas a Abraão e confirmadas a seus descendentes. A continuidade de Israel como nação, implícita nessas promessas, é sustentada pela confirmação contínua em ambos os testamentos.
Foi demonstrado que a igreja do Novo Testamento de maneira alguma cumpre essas promessas dadas a Israel. Por fim, a restauração de Israel como o resultado natural dessas promessas foi apresentada como ensino expresso de toda a Bíblia. Elas terão seu cumprimento definitivo quando Cristo vier na sua vinda para buscar sua igreja, Israel terá seu plano realizado mediante as promessas divinas.






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FONTE DE PESQUISA:
ESCATOLOGIA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS SEVERINO PEDRO DA SILVA CPAD
MANUAL DE ESCATOLOGIA J.DWIGHT PENTECOST
DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA N.T.


PROF RAMOS INSTITUTO TEOLÓGICO FATESZ DE S.P.

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