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sexta-feira, 30 de março de 2018

CONHECENDO O DIA DO SENHOR E O DIA DE CRISTO

É um dos assuntos que são bem discutidos no meio cristão, e estão presentes no conceito proféticos no Antigo e no Novo Testamento é a verdade profética relacionada ao dia do Senhor. A frase “dia do Senhor” geralmente identifica eventos que acontecem no final da história e é frequentemente associado com a frase “aquele dia”. Um ponto chave para entender essas frases é perceber que elas sempre identificam um período de tempo no qual Deus vai pessoalmente intervir na história, diretamente ou indiretamente, para cumprir um aspecto específico de Seu plano. Há quem indique que a frase “o dia do Senhor” é usada dezenove vezes no Velho Testamento quatro vezes no Novo Testamento O Novo Testamento também alude a tal frase em outras passagensIsaías 2:12; 13:6, 9; Ezequiel 13:5, 30:3; Joel 1:15, 2:1,11,31; 3:14; Amós 5:18,20; Obadias 15; Sofonias 1:7,14; Zacarias 14:1; Malaquias 4:5. Atos 2:20; 2 Tessalonicenses 2:2; 2 Pedro 3:10.Apocalipse 6:17; 16:14.
As passagens do Velho Testamento que lidam com o dia do Senhor geralmente transmitem um sentido de iminência, proximidade e expectativa. Isso é porque as passagens do “dia do Senhor” no Velho Testamento se referem a um cumprimento próximo e distante, assim como muitas das profecias do Velho Testamento. 
Há exemplos no Velho Testamento onde o “dia do Senhor” é usado para descrever julgamentos históricos que já foram cumpridos em pelo menos uma forma Is 13:6-22. Ez 30:2-19. Enquanto outras vezes se refere a julgamentos divinos que vão acontecer no fim dos tempos Jl 2:30-32. Zc 14:1. Ml 4:1-5. O Novo Testamento chama esse dia de um dia de “ira”, um dia de “batalha,” e o“grande Dia do Deus Todo-Poderoso”.
A extensão do dia do Senhor tem sido uma questão de debate entre os intérpretes das Escrituras. Alguns situam o dia do Senhor apenas como os anos de tribulação. Outros o relacionam à segunda vinda de Cristo e aos julgamentos imediatamente ligados a esse acontecimento.Existem, contudo, duas interpretações principais nessa questão. Uma interpreta o dia de Cristo, e a outra o dia do Senhor.
Encontramos o termo "Dia do Senhor" muitas vezes na Palavra, sempre relacionado a eventos escatológicos e decisivos para o cumprimento final do plano do Criador para a humanidade.Segundo Estudiosos o primeiro a citar tal termo foi o profeta “Isaías, há aproximadamente 700 anos a.C.”.

ETIMOLOGIA DO TERMO DIA DO SENHOR

Este termo é oriundo do grego “heméra tou Kuríou” que significa Dia da ira de Deus, Dia da ira do Cordeiro, Grande tormenta ou tribulação. Se na Primeira Epístola aos Tessalonicenses, Paulo designa o arrebatamento da Igreja como o “Dia de Cristo”, na segunda, nomeia a ira divina, que está prestes a se abater sobre o mundo, como o “Dia do Senhor”. De conformidade com o Plano Divino, primeiro virá o “Dia de Cristo”; e, a seguir, o “Dia do Senhor”. O primeiro é exclusivamente à Igreja; o segundo, destinado aos que se recusaram a ouvir e a obedecer à voz de Deus.
O grande dia do Senhor está perto; sim, está perto, e se apressa muito; ei, amarga é a voz do dia do Senhor; clama ali o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação, dia de tribulação e de angústia, dia de alvoroço e de assolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas, dia de trombeta e de alarido contra as cidades fortificadas e contra as torres altas. E angustiarei os homens, e eles andarão como cegos, porque pecaram contra o Senhor; e o seu sangue se derramará como pó, e a sua carne como esterco. Nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia da indignação do Senhor; mas pelo fogo do seu zelo será devorada toda a terra; porque certamente fará de todos os moradores da terra uma destruição total e apressada Sf 1.14-18.

O DIA DO SENHOR

O dia de Jeová também chamado "aquele dia" e o "grande dia". É o período prolongado de tempo que se inicia com o retorno do Senhor na sua glória e termina com a destruição dos céus e da terra pelo fogo, preparando novo céu e nova terra Is 65:17-19. 2 Pe 3:13. Ap 21:1. Dessa maneira o dia do Senhor abrangeria o período que vai do retomo de Cristo a terra até o novo céu e a nova terra, depois do milênio. Sabemos que a Bíblia define Deus como sendo Amor, todavia, não devemos nos esquecer que Ele é justiça. O dia do juízo divino é um assunto intragável para milhões e milhões de pessoas espalhadas pelo mundo. Quer queiramos ou não, ninguém poderá escapar desta realidade. A ira de Deus contra o pecado e a desobediência é perfeitamente justificada porque o Seu plano para a humanidade é santo e perfeito, assim como Deus é santo e perfeito. Deus providenciou uma maneira de podermos ganhar o favor divino — o arrependimento — o qual afasta a ira de Deus do pecador. Rejeitar o plano perfeito é rejeitar o amor, a misericórdia, a graça e favor de Deus. É cair na Sua justa ira.
Quando finalmente o dia de graça terminar, o dia do Senhor o sucederá. O dia do Senhor segue o arrebatamento Será o tempo em que os juízos de Deus são derramados sobre a terra. Isso inclui a vinda do Senhor com todos os seus santos para executar julgamento sobre Seus inimigos e tomar posse do reino e reinar em justiça por mil anos gloriosos. Isto marca o início do dia do Senhor no período tribulacional, de modo que os acontecimentos da tribulação, a segunda vinda e o milênio estão todos incluídos dentro do espaço do dia do Senhor.
Zacarias afirma que os acontecimentos da segunda vinda também estão incluídos no dia do Senhor.
Vejam, o dia do Senhor virá, quando no meio de vocês os seus bens serão divididos. Reunirei todos os povos para lutarem contra Jerusalém; a cidade será conquistada, as casas saqueadas e as mulheres violentadas. Metade da população será levada para o exílio, mas o restante do povo não será tirado da cidade. Depois o Senhor sairá para a guerra contra aquelas nações, como ele faz em dia de batalha. Naquele dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale; metade do monte será removido para o norte, e a outra metade para o sul Zc 14:1-14.

Se o dia do Senhor não começasse até a segunda vinda, visto que esse acontecimento é precedido por sinais, ele não poderia vir como um "ladrão na noite", inesperado e sem anúncio, como se diz que virá 1 Ts 5:2. Pedro valida a ideia de incluir todo o milênio nesse período 2 Pedro 3:10. Conclui-se, então, que o dia do Senhor é o extenso período de tempo que se inicia com a retomada do tratamento de Deus para com Israel após o arrebatamento no início do período tribulacional, passando pelo segundo advento e pela era milenar até a criação do novo céu e da nova terra depois do milênio.
Segundo o apóstolo Pedro o início do dia do Senhor ocorrerá num tempo ainda ignorado e será assinalado por rapidez inesperada.
O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a tem por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão e a terra e as obras que nele há se queimarão 2 Pe 3:9-10.

ACONTECIMENTOS DO DIA DO SENHOR

E evidente que os acontecimentos do dia do Senhor são certamente momentosos, e um estudo desse período deve abranger a análise de grande parte das passagens proféticas. Incluirá os acontecimentos profetizados do período tribulacional como:
  • A federação dos estados num Império Romano Dn 2 e 7.
  • A ascensão do governador político desse Império Dn 9:27. Ap 13:1-10.
  • A formulação de um falso sistema religioso sob um falso profeta Ap 13:11-18.
  • O derramamento dos julgamentos sob os selos Ap 6.
  • A separação das 144 mil testemunhas Ap 7.
  • Os julgamentos das trombetas Ap 8-11.
  • a ascensão das testemunhas de Deus Ap 11.
São diversos acontecimentos relacionados no dia do Senhor principalmente as profecias ligadas á sua segunda vinda, tendo incluído o retorno do Senhor, a ressurreição dos santos do A.T. E da tribulação etc.. Jo 6:39-40. Ap 20:4.

ETIMOLOGIA DO DIA DE CRISTO

Do grego é “heméran Christou” Volta ou aparecimento de Cristo. Retorno do Senhor para buscar a sua Igreja Fp 1:10. 1 Ts 4:13-17. Porque o próprio Senhor encarregar-se-á de vir buscar pessoalmente os santos, para que estejamos para sempre consigo. O “Dia de Cristo” será um dia faustoso, cheio de alegria, festejos e regozijos por todos os seus fiéis. Mesmo que os nossos dias aqui venham a ser dificultosos, tenebrosos e marcados por grandes sofrimentos, perseguições e tribulações, há um raiar de esplendorosa felicidade. A Palavra de Deus nos assegura que o nosso trabalho para o Senhor jamais será inútil. Ele deve ser constante, com dedicação, consagração e amor. Cristo. Termo intimamente relacionado, que tem trazido confusão a alguns, é dia de Cristo.

PASSAGENS QUE MENCIONAM O DIA DE CRISTO

A expressão "dia de Cristo" ocorre em diversos trechos Bíblicos como:
  • Epístola de Paulo ICo 1:8. 5:5. 2Coríntios 1:14.
  • Epístola aos Filipenses 1:6-10. 2:16.
Algumas versões apresentam "dia Cristo", incorretamente, para "dia do Senhor" 2Ts 2:2. Is 2:12. Ap 19:11-21.O "dia de Cristo" está totalmente relacionado à recompensa e à bênção dos santos na Sua vinda, enquanto o "dia do Senhor" está ligado ao julgamento. Parece que esse acontecimento, referido frequentemente como "dia de Cristo", deve ser diferenciado do "dia do Senhor" de 1 Tessalonicenses 5:2 e de 2Tessalonicenses 2:2. A última expressão vem do Antigo Testamento e está relacionada ao reino universal de Cristo; mas a expressão anterior é encontrada apenas no Novo Testamento e está relacionada ao Seu advento para a igreja. Sempre que o dia de Cristo é usado, refere-se especificamente à expectativa da igreja, sua translação, sua glorificação e seu exame para receber os galardões. A palavra dia usada nas Escrituras não é necessariamente uma expressão de tempo, mas pode ser empregada em relação aos acontecimentos que se encaixam em determinado período.
Paulo a utiliza em 2Coríntios 6:2, quando fala do "dia de salvação". Alguns, não percebendo esse aspecto, acham que, pelo fato de as Escrituras mencionarem o "dia do Senhor" e o "dia de Cristo", esses dois "dias" devem chegar em períodos diferentes, o "dia de Cristo" referindo-se ao período tribulacional e o "dia do Senhor" referindo-se ao segundo advento e ao milênio que o segue. Certamente dois projetos diferentes estão em mira nesses dois dias, mas eles podem encaixar-se no mesmo espaço de tempo. Desse modo, os dois dias podem ter o mesmo início, apesar de serem diferentes. Talvez em 1 Coríntios 1.8 a referência se faça ao "dia do Senhor Jesus Cristo", para mostrar que Ele está relacionado com ambos os dias, sendo ao mesmo tempo"Senhor e Cristo"            At 2.36.








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FONTE DE PESQUISA:


DICIONÁRIO DE ESCATOLOGIA BÍBLICA CLAUDIONOR CORRÊA DE ANDRADE CPAD


MANUAL DE ESCATOLOGIA J. DWIGHT PENTECOST EDITORA VIDA







PROF RAMOS S.P.

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