MENSAGEM DE CRISTO AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE
A IGREJA DE SARDES
Esta é a quinta carta, sendo denominada para a igreja de Sardes. Esta igreja estava espiritualmente morta, somente uns poucos membros permaneciam fiéis ao evangelho, exteriormente parecia viva e ativa tinha uma reputação de sucesso e espiritualidade com provável forma de adoração impressionante mas não o verdadeiro poder e retidão no Espírito Santo.
E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto Ap 3:1.
O nome Sardes segundo Eruditos significa pedra que brilha, em grego é chamado de príncipe de gozo. Ela é composta de todas as igrejas especialmente dos que saem de Tiatira. Escapa ou perde o brilho no período da reforma sendo o reformismo saindo de dentro do romanismo, mas se conformando com o mundo nada adiantará se mostrar zeloso com as coisas divinas se o testemunho de cristão não condiz com o modo de vida diante do mundo, as práticas mundanas apagam a lâmpada da igreja devemos ter cuidado para não sermos enredado nos prazeres dissolutos desta era ímpia e má.
O ANJO DA IGREJA DE SARDES
Nada se sabe acerca desse anjo, ou seja Pastor segundo a História Eclesiástica o anjo muito famoso dessa igreja é mencionado mas sua estada ali se Deu no século II, e não no primeiro; seu nome era Melito. O Bispo de Sardes, do século II d.C. é mencionado três vezes na “História Eclesiástica” de Eusébio.Melito escreveu uma apologia, dirigida ao imperador romano, em defesa da fé cristã. Ele foi um crente intenso, dotado de grande poder e autoridade na sua geração.
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DE SARDES
Sardes era uma das mais gloriosas cidades da Ásia Menor, ainda que muito de seu esplendor estivesse no passado.Ela estava localizada entre cinqüenta e sessenta quilômetros a sudeste de Tiatira. Era certamente uma das cidades mais antigas. Fundada por volta de 1200 a.C., tornou-se a capital do rico e poderoso reino da Lídia. Sardes estava situada no vale do rio Hermo, sobre uma das colinas aluviais que ficavam entre a planície e o monte Tmolo. A acrópole se localizava parcialmente no cume de uma dessas colinas, com precipícios de 460 metros em três lados dela, e com um declive íngreme próximo ao lado sul, que conectava a cidade ao monte. Desde o início, foi uma fortaleza militar quase inconquistável. Sardes também se expandiu sobre a planície, ao norte, e a oeste do monte Um dos seus antigos reis mais famosos foi Giges, no sétimo século a.C. Ele foi o responsável pela riqueza e poder da cidade, e ficou conhecido pelos assírios como “Gugu”. Alguns ainda afirmam que ele foi o protótipo de “Gogue”, em Ezequiel 38-39. A cidade era uma potência militar que raramente perdia uma batalha, e era temida por todos, alcançando também grande riqueza através do comércio e dos negócios.Em 17 d.C., um terremoto terrível devastou Sardes e Filadélfia, chamado por Plínio de o mais terrível desastre da memória humana. Sardes foi reconstruída após extensa ajuda do imperador Augusto. Como expressão de gratidão, os cidadãos de Sardes criaram uma moeda com a imagem dele e com a inscrição “Sardes cesareana”. Em 26 d.C., apelaram a Roma para terem a honra de erigir um templo para César, porém, o privilégio foi concedido a Esmirna. Além disso, havia um enorme mas inacabado templo a Artemis, que competia com o templo de Éfeso. Conhecida também como Cibele, a deusa da Anatólia, Artemis era a deusa padroeira de Sardes. O povo da cidade tinha um interesse especial pela morte e pela imortalidade.
AS OBRAS DA IGREJA DE SARDES
sê vigilante, e confirma os restantes, que estava para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus Ap 3:2.
A recomendação de Cristo é urgente, e ordena livrar “os que estão destinados à morte”. A expressão “confirma” depreendida do texto em foco, não significa: confirma sua morte, mas, confirma sua fé como relata o saudoso Severino Pedro da Silva. At 14:22. Assim como em Sardes estão muitos nos dias atuais dentro da igreja, aparência de vivo mas mortos espiritualmente, em Sardes encontramos muitas obras dentro do berço desta igreja mas não eram completas diante de Deus, zelo, amor próprio, aparência de piedade são coisas que não agradam a Deus. Encontramos dentro desta igreja três diferentes grupos:
Grupos de crentes mortos.
Um morto num estado enfermo espiritual estava fazendo tumor para morrer, quantos zelos amorosos sem Deus mas no dia do Juízo vão ouvir o que merecem da parte do Senhor, pois não eram leis ao evangelho vivendo em engano Jesus fará a separação das ovelhas dos bodes Mt 25:34.
2. Grupo dos crentes de aparência.
Esta igreja parecia ter vida ou que vivia mas estava morta, mas Cristo que não se deixa escarnecer conhecia muito bem seus corações e modo de vida, podemos tentar enganar á muitos, menos ao Senhor cedo ou mais tarde os atos pecaminosos são revelados seja agora ou no dia do Juízo divino.
3. Grupo dos remanescentes.
Este grupo era conhecido como pequeno desprezível aos olhos humanos, mas prezado de Deus por não contaminarem sua vida de fé e pureza Rm 1:7. Ap 1:5. Deus sempre tem os que se posicionam contra o pecado e não se deixam ser seduzidos pelos prazeres deste mundo. Não há desculpas só vivem em conformidade com este mundo quem não deseja um compromisso sincero para com Deus, mesmo em meio a diversos problemas em Sardes, tinham lá os fiéis, são estes que Cristo honram na congregação e tem promessas de bençãos para o Reino vindouro.
CHAMADO PARA O ARREPENDIMENTO EM SARDES
Lembra-te pois do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei Ap 3:3.
Essa frase conforme escatólogos tem as seguintes significações:
De maneira inesperada
Como um laço tristonho
Sem nenhuma oportunidade de aviso prévio. A expressão “como um ladrão de noite” em 2 Pd 3:10 não se aplica à segunda Vinda de Cristo, mas ao “dia do Juízo Final”, e expurgação de céus e terra. A palavra “ladrão”, com esse sentido, no grego hodierno é Kleptós, indica alguém que normalmente não rouba com violência, mas que obtém sucesso com suas habilidades imprevisíveis, em contraste com outro vocábulo, “Lestes”, que significa “assaltante”, aquele que se apossa do alheio por meio da violência. Conforme o saudoso Severino Pedro da Silva Segundo um exegeta, a frase empregada neste versículo, é “Hleptós”, e indica uma forma “invisível”, “inesperada”, de alguém, em direção de algo precioso como:
um tesouro (Israel)
uma pérola (a igreja)
A SANTIDADE DOS REMANESCENTES DE SARDES
Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram seus vestidos, e comigo andarão de branco; porquanto são dignos disso Ap 3:4.
No decurso da História da igreja sempre houve alguns, ou seja remanescentes que não contaminaram suas vestes e que procuram manter a simplicidade e pureza de devoção a Cristo que os apóstolos conheciam nos dias do NT. O branco é a cor da retidão, da pureza e inocência. Esse “andar” é presente e escatológico, isto é, em companhia de Cristo em todos os tempos Durante toda História de Israel, Deus preservou para Si um “remanescente”, e durante toda História da Igreja aqui na terra, o mesmo acontecerá. Verdade é que nem todos em Israel e na Igreja, andariam de branco com Jesus, mas “alguns”. É esta reserva moral que durante todos os períodos de apostasia é louvado pelo Senhor Àqueles que não “contaminaram seus vestidos”, Jesus os chamou de “dignos”. Este elogio parece único nas sete Igrejas da Ásia Menor; e só foi dito às pessoas fiéis da igreja de Sardes, pois todo o restante dela estava morto. 1 Rs 19:18. Is 1:9.
PROMESSA DO NOME NO LIVRO DA VIDA AOS FIÉIS DE SARDES
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhum riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos Ap 3:5.
Está claro neste texto que qualquer pessoa que experimenta o novo nascimento mas que posteriormente deixa de perseverar na fé e de viver segundo os padrões bíblicos na prática de pecados deliberados contra Deus terá o seu nome riscado do livro da vida, isto é uma realidade expressa na palavra de Deus, ter o nome riscado do livro da vida é o mesmo que perder a própria vida eterna, a palavra vencer vem do termo vencedor que no grego é nikon, o que mediante a graça de Deus recebida através da fé em Cristo experimentou o novo nascimento. Referências bíblicas ao “Livro da Vida” se acham em Êx 32:33; Sl 69:28; Dn 12:1; Fl 4:3. A presente passagem lembra o que disse Jesus a seus discípulos: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” Isto é, “testificar que pertence a Mim”. No final das contas, o discipulado secreto é impossível, pois depois da Morte de Cristo, não é mais aceito essa maneira de proceder esta confissão pública de fé em Cristo acarreta divisões e conflitos, primeiramente na vida da família, depois do mundo Mt 10:32. Mt 10.34-39.
A carta termina com uma promessa para quem ouve o que o Espírito Santo diz á igreja. Os “ouvidos” de um homem são a sua sensibilidade espiritual, e o seu “ouvir” é o uso dos meios espirituais que produzem mudanças em seu íntimo, conforme se vê exigido nas advertências e promessas. é usada sempre acerca de verdades radicais, grandes princípios básicos e grandes promessas. As sete cartas deveriam ser “lidas” nas igrejas. Poucas pessoas poderiam “lê-las” pessoalmente, mas todos poderiam “ouvir” a leitura dessas instruções. “O ouvido que ouve! Um dos mais solenes estudos da Bíblia inteira é aquele concernente ao “ouvido que ouve”. Este é um dos pontos mais importantes para quem de fato teme e obedece os Mandamentos do Senhor, muitos na atualidade pregão ensinam dizem ter status de grandes líderes, Eruditos com muito saber impressionante, mas infelizmente são com sepulcro caiados bonitos por fora mas sujos por dentro que de maneira alguma querem abandonarem sua vida de imundícias e pecados, para estes a advertência de Cristo é o arrependimento genuíno e uma prática de fé perseverante. O testemunho que Cristo aprova de uma igreja é o que põem em práticas o que ele mesmo ensinou e viveu em se ministério terreno para esta igreja o mais alto grau da promessa divina é confessarei o seu nome Aleluias! Mt 10:32-33.
Prof Ramos
Contato:
gomesramos693@gmail.com
Twitter:
Ramos Palmeira@gomesramos693
Nenhum comentário:
Postar um comentário