A MENSAGEM AS SETE IGREJAS DA ÁSIA
A IGREJA DE TIATIRA
Depois de Cristo mediante seu servo João advertir as três igrejas anteriores, agora chega o momento de tratar com a igreja de Tiatira, e de modo mais ríspido, pois havia contra esta igreja fortes acusações.
E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhante ao latão reluzente Ap 2:18
Cristo é infinito em amor para com á humanidade, mas não poderá tolerar o pecado, por isto que exige dos seus santos santidade e justiça. Podemos observar que das sete cartas que Cristo envia as igrejas esta é a mais vasta, pois o perigo estava dentro da própria igreja com a falsa ideia que o pecado não precisava ser combatido. Pelo lado positivo havia muita coisa boa nesta igreja como:
- Obras
- Amor
- Fé
- Serviço
- Perseverança
Havia mais obra do que no princípio, claro declínio espiritual; quando se perde a fé as obras prevalecem entre os cristãos. O amor de Tiatira era mais do que antes, mas ainda não era capaz de repulsar o mal. O espírito de Jezabel continua a rondar o rebanho do Senhor como foi naquela igreja devemos estar vigilantes e em oração, pois muitos infiltram no seio da igreja com intenção de desviar o povo de Deus como veremos a seguir sobre a profetiza Jezabel com seus ensinos em Tiatira. Muitas coisas que aparentam ser espiritual não vêm de Deus, é ai que ocorre o perigo.
REFERÊNCIA DO ANJO DA IGREJA DE TIATIRA
Não há noticia detalhada e profunda sobre quem foi; alguns Eruditos acreditam ter possibilidades de ser um dos filhos de Lídia, devido ser moradora daquela cidade convertida pela pregação do apóstolo Paulo e tinha ela o ofício de vendedora de púrpura At 16:14-15.
POSIÇÃO GEOGRÁFICA DE TIATIRA
Muitos especialistas na Escatologia dizem que o nome Tiatira significa; filha ou filho, ou sacrifício de trabalho. A cidade menos importante entre as sete mencionadas no livro, Tiatira era um centro urbano comercial situado no rio Lico não é o mesmo de Colossos e Laodiceia, a 64 quilômetros a sudeste de Pérgamo pela estrada de Sardes. Quase nada foi escrito sobre a cidade nas fontes antigas e, visto que a moderna cidade de Akhishar está em seu lugar, poucas escavações arqueológicas têm sido feitas ali. Consequentemente, sabemos menos sobre Tiatira do que sobre as outras cidades da Ásia Menor. Ela foi fundada no terceiro século a.C. com o um posto militar, por Seleuco I em bora tivesse existido ali um pequeno povoado antes, a fim de ser uma cidade -tam pão para se proteger de seu vizinho, Lisímaco. Pérgamo assumiu o controle de Tiatira em 262 a.C. e Roma, em 190 a.C. Por ser um a estratégica cidade de Fronteira, durante o primeiro século de sua vida, ela experimentou sofrimento e devastação causados pelas forças invasoras. A partir de 190 a.C. Tiatira ainda era militarmente estratégica, portanto, foi frequentem ente perturbada por políticas locais. sabia como usufruir do progresso que os romanos haviam trazido à região ao transformar a Ásia Menor numa província imperial. Sua produção de tecidos, principalmente o índigo, tornou-a famosa em todo o mundo. Hoje, quem visita a moderna Akhisar, na Turquia, depara-se com as ruínas de uma Tiatira que, outrora florescente, perdera todo o esplendor. Sua singularidade residia no aspecto comercial. Através da sua posição geográfica, o intercâmbio comercial da cidade se dava entre Europa e Ásia. Mas, no entanto, a idolatria estava presente nessa prática comercial.
AS OBRAS DA IGREJA MENCIONADAS POR CRISTO
Antes de o Senhor Jesus advertir o anjo da igreja em Tiatira, passa a destacar-lhe as qualidades. Tiatira era tão rica em obras quanto Éfeso. Além disso, fizera-se elogiável pelo amor que consagrava a Deus. No entanto, ainda não havia alcançado o padrão de Filadélfia. Tiatira vinha notabilizando-se no serviço a Cristo em favor dos santos Ap 2.19. Evangelizava, socorria os mais necessitados e tudo fazia por expandir o Reino de Deus. Imitando a apostólica Jerusalém, erguia-se como exemplo para as demais igrejas. Todavia, seu amor carecia de perfeições, mas nada adianta sem a prática do verdadeiro amor realizar algo em prol da obra de Cristo de modo superficial, é perder tempo na igreja, pois a Deus ninguém engana.
A COMPLACÊNCIA DO PECADO EM TIATIRA
O anjo da igreja em Tiatira foi reprovado por Cristo por estar tolerando uma mulher que, dizendo-se profetisa, encontrava-se a desencaminhar os fiéis à idolatria e à prostituição. Há um proverbio que diz que a igreja é o que o Pastor representa Pastor frio igreja fria, Pastor morno igreja morna, Pastor mundano igreja profana Pastor fervoroso igreja fervorosa, em Tiatira apesar de ter muito empenho no trabalho, infelizmente o anjo da igreja tornou-se complacente com o pecado dentro da igreja.
Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa. Ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria Ap 2:20.
Um pecado prevalecente na igreja de Tiatira era a tendência de tolerar o pecado a iniquidade, e o ensino antibiblico entre seus líderes. Para alguns Intelectuais na Escatologia o nome Jezabel significa Montão de lixo, conforme anais do cristianismo há muitas interpretações sobre esta personagem de Tiatira, segundo alguns, ela era esposa dum líder, ou seja, obreiro, outros dizem ser ela esposa de um oficial da igreja que aprimorou pelos cultos dedicados a Sambatta, um culto de imoralidade, o Senhor teve paciência para que ela se arrependesse, mas ela não quis Ap 2:21.
Hoje nos dias atuais não é diferente, quantos com grande saber bíblico em nosso meio que infelizmente distorcem o evangelho para viverem seus prazeres carnais, Pastores Teólogos, Presbíteros Diáconos, Missionários etc. Pregam ensinam, mas não vivem o que pregam, assim como Jezabel em Tiatira, Cristo abomina todo falso obreiro ou que se diz cristão, mas vivem na heresia e pecados deliberados contra Deus. O verdadeiro servo de Cristo seja obreiro ou não vive para repudiar o mal e agradar ao Senhor no verdadeiro amor e devoção para com sua palavra dando testemunho eficaz de um cristão.
A Jezabel do Apocalipse segundo o saudoso Severino Pedro da Silva trata-se de uma pessoa e não apenas uma figura ou personificação do mal. A passagem fala claramente de uma pessoa, pelo uso do pronome “ela”. V.22. No inglês, o pronome é “her” usado somente para pessoa. Deve-se ter isto em mente para compreensão do significado do pensamento, pois em português, “ela” é usado tanto para pessoas, animais ou coisas. Em alguns manuscritos antigos é acrescentado a palavra grega “SOU” isto é tua, antes da palavra “mulher” ficando assim o texto na sua íntegra: Mas tenho contra ti pastor que toleras Jezabel, tua mulher? A prostituição ocorrida ali se Tratava tanto de prática imorais pessoais, como parte do culto da seita gnóstica. Era algo tanto espiritual como físico. No campo histórico da Igreja da Idade Média teve grande semelhança com a igreja de Tiatira. “Foi nesta época que uma cópia do paganismo de Tiatira foi introduzida na igreja e sobre tudo, no campo comercial, sob a forma de imagens, em profusão, surgida por uma forte representação feminina pela introdução do culto de Maria, a mariolatria e com o desvirtuamento do merecido respeito e admiração à pessoa da virtuosa mãe de Jesus. Maria passou a ser corredentora. Cristo deixou, também, de ser único Mediador entre Deus e os homens”, no pensamento deles. Igualmente, aquela gente “resolveu” na sua vontade que não se arrependeria. É como muitos hoje levam diversas pessoas à verdade, mas poderá estes que ensinam á outros ficar de fora naquele grande dia de acertos de contas caso não se arrependam de suas imundícias, adultérios, vícios, enganos etc.
O JUIZO DE DEUS CONTRA O PECADO EM TIATIRA
As expressões: “cama e tribulação” nesta passagem expressam a mesma ideia. Além disso, supõe que porei numa cama equivale no grego hodierno a “infligir uma enfermidade” conforme Eruditos nas profecias bíblicas Êx 21:18-19. Jezabel teve como paga de seu engano e prostituição “um leito de pestilência”. O resultado de tudo isso foi à morte. A ameaça de Deus é terrível, segundo saudoso Severino Pedro da Silva, porém corresponde à enormidade do pecado de Jezabel e seus adeptos. Alguns teólogos acham que, a expressão “ferirei de morte” a seus filhos vista no versículo 23, quer dizer: “ferirei da segunda morte: o lago de fogo”. Não eram filhos de Deus, mas da semente iníqua, gerada do engano e como tais, estavam candidatos tanto a primeira como a segunda. Seja como for, o pecado tem consigo a pena aqui e na eternidade!
Eis que porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras Ap 2:21-22 23.
PROMESSA DE REFRIGÉRIO PARA OS FIÉIS DE TIATIRA
De acordo com a expressão “profetisa” encontrada no texto esta senhora, Jezabel, era portadora de uma “teomania aguda”: espécie de loucura, em que o doente se julga Deus ou por ele inspirado.
Mas eu vos digo, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei Ap 2:24.
Houve em Tiatira os que ficaram firmes na palavra de Cristo e seus padrões de justiça. As profundezas de satanás, ou seja, os segredos profundos bem prováveis ser o falso ensino de que para experimentar plenamente a graça e a salvação divinas devemos penetrar nas profundezas do pecado e conhecer todos os tipos de males, assim defendiam os hereges de Tiatira com base nos ensinos de Jezabel, se pertencemos á Cristo o pecado nem tem domínio sobre nós. Os verdadeiros cristãos pertencem ao grupo de Cristo, já os idólatras e falsos ao grupo de Jezabel, o líder vocacionado por Deus combate as heresias na congregação goste o não goste alguns, ele foi chamado para ser pregoeiro da verdade.
A IGREJA DE TIATIRA BRILHANDO COMO ESTRELA
Dar-lhe ei a estrela da manhã Ap 2:28.
Sugere uma referência que os vencedores vão resplandecer como essa estrela, mas convém ouvir a voz do Espírito Santo falando a igreja.Para os ímpios: Jesus é a “luz do mundo” para Israel: Ele é “O Sol da Justiça” para sua Igreja, Ele é “a resplandecente Estrela da Manhã” Jo 1:9. Ap 22:16. O sentido é que os crentes entrarão na glória celeste e serão glorificados com o resplendor do mundo vindouro de Deus. Se ouvirdes hoje a sua voz como diz o Espírito Santo, não endureçais os vossos corações” Hb 3:7-8. Esses são os “ouvidos” de que precisamos para vivermos em obediência e por fim não sermos julgados por Cristo mas recebermos dele o seu galardão. A única forma de ser vencedor é perseverar nas palavras e nas obras Apenas as obras de Cristo são a base para a vitória cristã. As más obras de Jezabel ou as obras incompletas de cristãos individuais são insuficientes. Em Apocalipse, o compartilhar dos santos da vitória final de Cristo e do seu governo é um tema frequente. A “autoridade” dos santos “sobre” as nações. Mesmo com as distorções e pecados havia um grupo de fiéis no período dessa igreja, o Senhor sempre tem um corpo de testemunhas que não se dobram as mazelas mundanas, seu alvo é o céu, o Senhor não exigia outra coisa a não ser permanecer naquilo que haviam recebido, isto é a Revelação do Filho de Deus.
Nos dias atuais é este modelo de igreja que Cristo deseja que vençam o pecado mediante seu poder principalmente por parte de seus líderes, os quais Deus concedeu o privilégio de pastorear o seu rebanho, não tendo medo de proferir com amor e lealdade a palavra da cruz, o evangelho divino. Através de seus ensinos e profecias, a perversa Jezabel induz alguns homens à idolatria e ao adultério. Não são poucos os que, sob o manto de uma espiritualidade afetada e caricata, desviam os fiéis a práticas vergonhosas e abomináveis. Cuidado com o rebanho que o Senhor lhe confiou Zele pela sã doutrina e pelos bons costumes. Jamais permitam que o lobo lhe devore as ovelhas, utilizando-se de seu púlpito Tm 1:3. 4:16. At 20:28-29.
Prof Ramos
Contato:
gomesramos693@gmail.com
Twitter:
Ramos Palmeira@gomesramos693
Nenhum comentário:
Postar um comentário