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sexta-feira, 30 de março de 2018

O TRIBUNAL DE CRISTO


O TRIBUNAL DE CRISTO E A IGREJA

A Bíblia ensina que todos os crentes salvos, terão um dia de comparecer diante de Deus, para prestar contas“ante o Tribunal de Cristo”. De todos os seus atos praticados por meio do corpo, sejam estes atos bons, ou maus. Notamos que todos os crentes serão julgados sem haver exceção. Acontecimento este que ocorrerá somente quando Cristo vier buscar a sua Igreja por meio do Arrebatamento.
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal 2 Co 5:10.
Se observarmos atentamente, veremos que á Bíblia trata do julgamento do crente como algo sério e solene, porque inclui para este á possibilidade de dano ou perda, e também de ficar envergonhado diante dele na sua vinda e de queimar-se o trabalho de toda sua vida, devemos estar atentos e observarmos que este julgamento não se trata de escolha para salvação ou condenação, pois é um julgamento de obras dos crentes já salvos em Cristo 1 Co 3:15. 2 Jo 8. 1 Jo 2:28. 1 Co 3:13-15. A Bíblia afirma que todos os redimidos estão isentos do juízo divino para condenação Jo 5:24.
Em 2 Coríntios 5.10 e Romanos 14.10, embora na última passagem a leitura correta seja "o tribunal de Deus", é declarado que os crentes serão examinados diante do Filho de Deus.

ETIMOLOGIA DA PALAVRA TRIBUNAL

No Novo Testamento encontramos dois termos traduzidos por “tribunal” são eles:
  • Criterion.
  • Bêma.
Criterion significa "instrumento ou meio de pôr à prova” ou “julgar qualquer coisa”; “lei pela qual alguém julga" ou"local onde o julgamento é feito”; “tribunal de juiz; banca de juízes". É usada no livro de Tiago 2:6, e no livro de 1Coríntios 6:2-4. Consequentemente a palavra se referia ao padrão ou critério pelo qual o julgamento era dispensado ou ao local onde o julgamento era realizado.
Mas vós desonrastes o pobre, porventura, não vos oprimem os ricos e não vos arrastam aos tribunais? Tg 2:6.
Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes na cadeira aos que são de menos estima na igreja? 1Co 6:2-4.
Este é os significados do termo que se aplica a primeira palavra do grego Criterion. Foram usadas pelos apóstolos Paulo e Tiago em suas cartas.
“Bêma” significa “local elevado cujo acesso se fazia por degraus” “plataforma, tribuna; usada em relação ao assento oficial de um juiz”. “assento de julgamento de Cristo” “a estrutura, assemelhando-se a um trono”. At 18:2-16. Rm 14:10. Há um exemplo, de que “Herodes” construiu no teatro em “Cesaréia” e a qual ele usava para assistir aos jogos e fazer discursos ao povo. O “Bêma” é o tribunal, seja numa basílica para o pretor numa corte de justiça, seja num acampamento militar para o comandante administrar disciplina e dirigir-se às tropas. Em qualquer um dos casos, o tribunal era uma plataforma na qual se colocaria o assento do oficial que presidia.“Bêma” comumente significa plataforma ou andaime em vez de assento. Essa expressão “tribunal” é empregada por onze vezes no “Novo Testamento”, e nas passagens onde ela figura está sempre ligada a julgamento especial.

LIBERDADE DESENFREADA

De fato parece que em geral u m ensino claro sobre a responsabilidade cristã na vida e no trabalho está em falta em todos os lugares. A apatia cristã abunda, e o relaxamento na conduta cristã é promovido com o se a graça de Deus manifesta na salvação, incluísse um a licença geral para o pecado. A liberdade, entretanto, não é um a licença, nem um a liberação judicial, através do Calvário, para que o crente não tenha um à vida santa e cristã. Deus sempre governa para o bem e bênção finais de seus escolhidos. Ele age pela honra e glória de seu bom nome. Nunca tente encontrar uma diferença entre o maravilhoso poder sustentador do Espírito e da graça de Deus e o julgamento do crente nas mãos de Cristo, onde receberemos culpa ou louvor recompensa ou perda.
Enquanto estamos neste mundo como representantes dos céus, precisamos ser firmes e fiéis, obedecendo ao Senhor, pois mesmo sendo salvos, quando comparecermos diante dele no Tribunal poderá sofrer percas por falta de dedicação á sua obra no período que estivemos como servos neste mundo servindo á ele.

EXEMPLOS BÍBLICOS DE PESSOAS EM TRIBUNAL

  1.  O tribunal de Pilatos. E, estando ele (Pilatos) assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele Mt 27.19.
  2. O tribunal de Herodes. E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal, e lhes fez uma prática At 12.21.
  3. O tribunal de Gálio. Mas, sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo, e o levaram ao tribunal, dizendo: Este per- suade os homens a servir a Deus contra a leiAt18. 12.13.
  4. O tribunal de César. E, não se demorando entre eles mais de dez dias, desceu a Cesaréia; e no dia seguinte assentando-se no tribunal, mandou que trouxessem a Paulo At 25.6.
  5. O tribunal de Cristo. Porque todos devemos com- parecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo 0 que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal 2 Co 5.10.
Devemos observar que as duas referências nos evangelhos indicam o “tribunal de Pilatos” Mt 27.19; Jo 19.13; o trecho de Atos 12.21, fala do “tribunal de Herodes”; as referências do décimo oitavo capítulo de Atos indicam por três vezes o “tribunal de Gálio”; em Atos 25.6,10,17, por três vezes, refere-se ao “tribunal de César”. Enquanto que Romanos 14.10 e 2 Coríntios 5.10 indicam o “tribunal de Cristo e de Deus”. Paulo alude ao que acontecerá quando o Redentor congregar os remidos em torno de si, diante do seu tribunal. Haverá ali uma avaliação do que fizemos e não fizemos; mas isso não indica que será um momento de temor, mas de confiança; mais ninguém estará ali presente, a não serem os salvos: ali todos amarão o Redentor e confiarão nele.

OCASIÃO DO TRIBUNAL DE CRISTO

O acontecimento ocorre imediatamente após a translação da igreja para fora da esfera terrestre. Em primeiro lugar, de acordo com Lucas 14.14, recompensa está associada à ressurreição. Visto que, de acordo com 1 Tessalonicenses 4.13- 17, a ressurreição é parte fundamental da translação, o galardão deve ser parte desse plano. Quando o Senhor retomar a terra para reinar, a noiva é vista como já recompensada. Isso é observado em Apocalipse 19.8, em que a "justiça dos santos" é plural "atos de justiça" e não pode referir-se à justiça imputada de Cristo, que é a porção do crente, mas aos atos de justiça que sobreviveram ao exame e tomaram-se a base do galardão. O apóstolo Paulo relata dizendo:
Portanto nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará á luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações, e então, cada um receberá de Deus o louvor 1 Co 4:5.
Em 1 Coríntios 4.5, em 2 Timóteo 4.8 e em Apocalipse 22.12, o galardão está associado com "aquele dia", quer dizer, o dia em que Ele vier para os Seus. Desse modo, devemos notar que o galardão da igreja acontecerá entre o arrebatamento e a revelação de Cristo a terra.

ALEGRIA DIANTE DO TRIBUNAL DE CRISTO

Falar sobre a justiça e os juízos de Deus é biblicamente uma ocasião para regozijo.
Alegrem-se e regozijem-se as nações, pois julgarás os povos com equidade, e governarás as nações sobre a terra Sl 67:4.
Especificamente, o Tribunal de Cristo não é um a “prova inesperada”. Profundos ensinamentos bíblicos concernentes ao juízo em geral são abundantes, assim com o são intensam ente específicos os avisos relacionados ao julgamento do “bema” para os crentes.

O JULGAMENTO NAS TRÊS ÁREAS DO CRISTÃO

JULGAMENTO DO TRABALHO CRISTÃO.  Aqui Deus irá analisar o que foi feito para ele por parte de cada crente, é o trabalho do cristão feito para o Senhor, pelo quais não poderão ser confundidos com julgamento de pecados, sendo que nossos pecados foram julgados por Cristo por Misericórdia e Graça de Deus 1Co 3:8-15. Jo 5:24. 2 Co 5:21. Também não é julgamento de destino Eterno do crente, pois á salvação não depende do fator humano e sim da obra redentora de Cristo 

         Hb 7:27. Mas sim o das nossas obras, pois ele mostrará como administramos aqui as nossos:

1. Bens
2. Dons
3. Dádivas
4. Dotes
5. Talentos

Este dia de prestação de contas está próximo, e será uma analise da qualidade do nosso trabalho do que a quantidade Mt 20:1-16.

  • JULGAMENTO DA CONDUTA CRISTÃ. Este julgamento é de maneira particular e individual com cada crente, trata-se do julgamento por meio do corpo sejam atos bons ou maus, é tudo aquilo que hoje praticamos em várias áreas de nossa vida, nada ficará encoberto diante de Deus. Portanto mesmo sendo falhos em nossa maneira de viver e proceder, nada é melhor e imprescindível do que a temperança por parte de cada crente. Gl 5:19-23. 2 Co 5:10.
  • JULGAMENTO DO TRATAMENTO COM OS DA FÉ. Devemos ter cuidado a maneira que tratamos uns aos outros, foi o que relatou o Evangelista Mateus dizendo:
Então Pedro aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete Mt 18: 21-22.
Este julgamento poderá ocorrer ganhos ou perdas, pois Cristo é justo e dará á cada um de acordo as suas ações justas para com o próximo. Todo crente receberá do Senhor uma parte elogiosa e o seu Louvor da parte de Deus 1 Co 4:5.
Todo ato de “Amor” praticado pelo cristão terá recompensa por parte de Deus.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecidos Gl 6:9.
Aqueles que afirmam ser nascidos de novo e seguidores de Cristo deverá exercer a solicitude e bondade para com os necessitados, pois Cristo nos instrui a sermos bons cidadãos do céu praticando boas obras para com nosso semelhante, pois afinal somos a luz deste mundo e representante do Eterno Deus.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte Mt 5:14.
Luz fala de claridade, facilidade em caminhar em uma direção, de posicionamento correto de ação e atitude, vida de testemunho, vida de fidelidade e abnegação. Assim devemos proceder principalmente com os irmãos na fé, pois somos a família de Deus, membros de um só corpo que é Cristo se vivemos na luz devemos andar na luz como cristo andou. Todos os atos praticados por parte do cristão serão conhecidos naquele dia, apesar de não ser julgamento para condenação, poderemos receber graus de inferioridades de Galardões naquele dia. 1 Co 3:15. 2 Jo 8.

PRINCÍPIOS PARA O JULGAMENTO

Paulo enfatiza que todo o julgamento estará de acordo com os princípios expostos no Evangelho Rm 2.16. Esses princípios do justo julgamento de Deus foram sumariados pelo apóstolo em Romanos.
No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho Rm 2:16.
Somente aqueles que respondem com fé e amor diante da graça, dos talentos e das responsabilidades que Deus lhes dá, ouvirão Jesus dizer: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor Mt 25:21-23.

QUAL O LOCAL DO TRIBUNAL DE CRISTO?

Existem muitas divergências entre os comentaristas quanto ao local exato do Tribunal de Cristo. Alguns têm sugerido que será aqui mesmo na terra. O homem pecou aqui dizem eles; aqui foi salvo; aqui trabalhou então aqui deve ser avaliado o seu trabalho Mt 25:19. Outros, porém, asseguram que esse julgamento deve ter lugar no Céu. Lembrando que Biblicamente são citados três céus, e a palavra hebraica para céus é “shamaym” A terminação “im” indica o plural e mostra que há mais que um céu. Na Bíblia os três céus são distinguidos nesta forma:

  1. Auronos. Céu inferior
  2. Mesoranios. Céu intermediário
  3. Eporanios. Céu superior
O céu inferior relaciona-se ao céu atmosférico, isto é o alto onde sobrevoavam as aves e os aviões que passam nas nuvens, descem a chuva se processam trovões e relâmpagos, foi chamado por Deus “a face da expansão dos céus” e Jesus de “extremidade inferior do céu” Gn 1:20. Lc 17:24.
O céu intermediário é o céu estelar ou planetário chamado também de céu astronômico. A Bíblia o chama de a altura.

O céu superior é chamado de as alturas é declarado como sendo o “terceiro céu o Paraiso” é chamado de o espiritual e de céu dos céus por estar acima de todos. Este é o lugar onde habita “Deus, Cristo, e o Espirito Santo”. E onde será a morada dos salvos Sl 93:4. At 1:9. 2 Co 12:2. Sl 123:1. Mc 16:19.
Há também quem acredita ser o Tribunal de Cristo na terra, como não há um lugar preciso definido nas Escrituras Sagradas acreditamos ser no céu na habitação de Deus. O Tribunal de Cristo se dará por ocasião do arrebatamento. Diante do Tribunal de Cristo, serão reprovadas as obras e não o obreiro 1 Co 3:13 , pois todo o seu trabalho que tiver feito “por meio do corpo” será ali avaliado perante a justiça divina. Porém,' se fará necessário que a caridade de Deus este- ja ali! A justiça exige que o “bem” seja recompensado e o "mal" punido. Ora, isto não pode realizar-se senão pela “sanção” sanção aqui não é condenação da vida futura; so- mente esta pode ser rigorosamente justa, uma vez que de- pende de Deus, que “sonda os rins e os corações”. Realmente eficaz, porque ninguém pode escapar-lhe. Nenhum subterfúgio daquele que é culpado culpado aqui é descuidado.

QUEM SERÁ O JUIZ NO TRIBUNAL DE CRISTO?

O apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios disse:
Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal 2 Co 5:10.
Aqui deixa claro que esse exame é conduzido diante da presença do Filho de Deus. Todo o julgamento foi confiado às mãos do Filho. O fato de esse mesmo acontecimento ser citado em Romanos 14.10 como "o tribunal de Deus" mostraria que Deus confiou o julgamento às mãos do Filho também. Parte da exaltação de Cristo é o direito de manifestar autoridade divina no julgamento. A palavra comparecer no grego é “phaneroo” que significa tornar conhecido aberta ou publicamente.

O EXAME DE DEUS EM RELAÇÃO AO CRISTÃO

Deus examinará e revelará abertamente na sua exata realidade oito coisas na vida do crente, que são:
  • Nossos atos secretos. Mc 4:22. Rm 2:16.
  • O caráter. Rm 2:5-11.
  •  Nossas palavras. Mt 12:36-37.
  • Boas obras. Ef 6:8.
  • As atitudes. Mt 5:22.
  • Nossos motivos. 1 Co 4:5.
  •  Falta de amor. Cl 3:23. 4:1.
  •  Nosso trabalho e Ministério. 1 Co 3:13.
A palavra traduzida por "compareçamos" poderia ser mais bem traduzida por "sejamos manifestos", de modo que o versículo diria: "Porque importa que todos sejamos manifestos". Isso implica que o propósito do “bêma” é fazer uma manifestação pública, demonstração ou revelação do caráter e das motivações essenciais do indivíduo. Desse modo o julgamento não determina o que é eticamente bom ou mau, mas, pelo contrário, o que é aceitável e o que não tem valor. O propósito do Senhor não é punir Seu filho pelos pecados, mas recompensar seu serviço pelas coisas feitas em nome do Senhor.

RESULTADO DO JULGAMENTO DO TRIBUNAL DE CRISTO

Está relatado em 1 Coríntios onde o apóstolo diz:
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo 1 Co 3:14-15.
Esse exame terá duplo resultado: um galardão recebido e outro perdido. O que determina se alguém recebe ou perde um galardão é a prova pelo fogo, pois Paulo escreve: Manifesta se tornará a obra de cada um a mesma palavra usada em 2Coríntios 5:10 pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provara 1 Co 3:13. Nessa declaração é evidente, em primeiro lugar, que são as obras do crente que estão sendo examinadas. Além disso, vemos que o exame não é um julgamento baseado em observação externa; pelo contrário, é um teste que apura o caráter e a motivação interna. Todo o propósito de uma prova pelo fogo é identificar o que é destrutível e o que é indestrutível.

O apóstolo afirma que existem duas classes de materiais com que os "cooperadores de Deus" podem construir o edifício cujo alicerce já foi estabelecido. Ouro, prata, pedras preciosas são materiais indestrutíveis. Essas são as obras de Deus, das quais o homem simplesmente se apropria e usa. Por outro lado, madeira, feno e palha são materiais destrutíveis. São as obras do homem, que ele produziu com seus próprios esforços. O apóstolo revela que o exame no bema de Cristo visa a detectar o que foi feito por Deus mediante as pessoas e o que foi feito pela própria força do homem; o que foi feito para a glória de Deus e o que foi feito para a glória da carne. Isso não pode ser concluído pela observação externa, e, portanto, a obra deve ser posta a severa prova, para que seu caráter verdadeiro seja demonstrado.

AS DUAS DECISÕES NO TRIBUNAL DE CRISTO

Haverá perda de recompensa para o que for destrutível pelo fogo. Coisas feitas na força e para a glória da carne, independentemente do ato, serão reprovadas. Paulo expressa seu medo de depender da energia da carne e não do poder do Espírito quando escreve: "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" 1Co 9.27. Quando Paulo usa a palavra desqualificado “adokimos”, ele não está expressando medo de perder sua salvação, mas de ter sua obra declarada "inútil". Para se garantir contra uma possível interpretação de que sofrer uma perda significa perder a salvação, Paulo acrescenta: "mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo" 1 Co 3.15.
A alusão ao fogo provavelmente significa salvo por um triz, como alguém que está numa casa incendiada e escapa através do fogo, só com á vida.

Deus avaliará a qualidade da vida e da influência como do ensino e do trabalho na sua obra realizado por cada pessoa e especialmente de cada obreiro do Senhor. Se a sua obra for julgada indigna, ele perderá o seu galardão, mas pessoalmente será salvo, devemos observar que este julgamento do Tribunal de Cristo não se refere ao purgatório como ensina a doutrina do purgatório e sim um julgamento de obras e não á purificação da pessoa quanto aos seus pecados. A perspectiva de um iminente julgamento do crente deve aperfeiçoar neste um temor do Senhor, e levar á ser sóbrio, á vigiar e orar vivendo em santa conduta e piedade demonstrando misericórdia á todos. 2 Co 5:11. Fp 2:12. 1 Pe 1:17. 4:5-7. 2 Pe 3:11. Mt 5:7. 2Tm 1:16-18.
As más obras do crente quando se arrepende são perdoadas no que diz respeito ao castigo eterno, mas são levadas em conta quanto á sua recompensa Rm 8:1. Cl 3:25. Ec 12:14.



PROF RAMOS DO INSTITUTO TEOLÓGICO FATESZ S.P.
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FONTES DE PESQUISA:

ESCATOLOGIA DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS SEVERINO PEDRO DA SILVA CPAD
O ENSINO BÍBLICO DAS ÚLTIMAS COISAS STANLEY M. HORTON
O CALENDÁRIO DA PROFECIA ANTONIO GILBERTO
MANUAL DE ESCATOLOGIA J. DWIGHT PENTECOST




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