ARREBATAMENTO UMA PROMESSA DIVINA
ARREBATAMENTO A ESPERANÇA DA IGREJA
O Arrebatamento refere-se ao momento no qual Jesus Cristo voltará para buscar sua Igreja para assim conduzi-la ás mansões celestiais. Este evento está descrito em diversos textos bíblicos principalmente em 1 Ts 4:16-17.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de Arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o senhor.
A doutrina do retorno de Cristo para buscar seus escolhidos deve permanecer viva no meio da Igreja, ao longo de muitos anos, vários religiosos marcaram de forma errônea e equivocada a data para a volta de Jesus. Isto provocou desconfiança de muitos na veracidade da profecia sobre o Arrebatamento, contudo permanecemos convictos na Sagrada Escritura que é rica em passagens acerca da volta de Cristo, que será o maior de todos os eventos, já presenciado pela humanidade, o Arrebatamento da Igreja. É um evento que transcende as leis da física ora conhecida, pois envolve a transformação e translado dos verdadeiros cristãos para junto de Jesus. Esse fato, chamado de “grande mistério” 1 Co 15.51, será desvendado por ocasião da volta do Senhor nos ares. O Arrebatamento será o período em que Cristo virá buscar a sua igreja, onde á igreja do Senhor será arrebatada da terra para encontrar-se com ele nos ares. Precisamos saber que este acontecimento está destinado somente aos salvos em Cristo.
ETIMOLOGIA DA PALAVRA ARREBATAMENTO
Este termo “Arrebatamento” deriva da palavra “raptus” em Latim equivale á “harpazo no grego” seu significado é arrebatado rapidamente e com força, em 1 Ts 4:16-17 “harpazo” é traduzido por arrebatado. Este termo harpazo também denota agarrar, apanhar. Temos também outros termos aplicados no grego para Arrebatamento como:“harpagmos” que significa roubo, ou aquilo que foi furtado de alguém. E “harpagê” que tem por significado despojo, rapacidade. Usa se também para o termo Arrebatamento no grego “harpax” definido por logrador, voraz, e rapace. E por final usamos também “metatithèmi” que denota a ideia de transferir, “mudar a posição de” alterar, desviar. Segundo Eruditos este termo “harpazo” encontra-se 14 vezes no Novo Testamento o qual denota conduzir á força. Em muitos círculos teológicos usa-se a expressão o rapto da Igreja para se referir ao Arrebatamento.
QUANDO SE DARÁ O ARREBATAMENTO
Este evento ocorrerá quando o Senhor Jesus voltar a terra para buscar sua Igreja, segundo os “Pré-Tribulacionistas”isto ocorrerá antes da Grande Tribulação. Precisamos estar cientes que estamos vivendo dias proféticos, pois alguns sinais anunciam o fim dos tempos tem sido evidenciado. Com isto á possibilidade do Arrebatamento ocorrer a qualquer momento. O propósito do Arrebatamento é o cumprimento do que relatou Jesus no Evangelho de João:
Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim, Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.
INTERPRETAÇÕES DO ARREBATAMENTO
Existem três escolas diferentes sobre interpretação acerca do Arrebatamento. São conhecidos no meio Teológico de interpretações do Arrebatamento; sobre o arrebatamento da Igreja, que abrem espaço para entendermos como e quando ele ocorrerá. Esse assunto é largamente discutido e estudado dentro da escatologia bíblica são elas:
Os pós-tribulacionistas. Apoiados na “semana profética de Daniel 9.27”. Esse grupo interpreta que a Igreja de Cristo passará pela Grande Tribulação, pois a confundem com as aflições que os crentes passam neste mundo. É certo que o crente sofre tribulações no quotidiano, mas não há referências nesse texto que indiquem uma participação dos salvos em Cristo na Grande Tribulação. Além disso, os juízos descritos acerca da grande Tribulação não são para a Igreja do Senhor. Eles espiritualizam certos eventos das profecias bíblicas, como as 70 semanas de Daniel, diz que se cumpriram anos após á morte de Cristo. Dizem que de forma espiritualizada os eventos de Dn 9:24 podem ser considerados cumpridos.
Os midi-tribulacionistas ou meso tribulacionistas. Essa escola ensina que a Igreja entrará no período da Grande Tribulação até a sua metade. Seus interpretes baseiam essa teoria numa interpretação isolada de Dn 9.27, quando fala que, depois de o Anticristo firmar o concerto com Israel por uma semana, “na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”. Tomam ainda o texto de Mateus 24.1-14 para afirmar que a Igreja estará na primeira metade da semana de Daniel, e do meio da Tribulação a Igreja será arrebatada.
Os pré-tribulacionistas. Ensinam que o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes que se inicie o período da Grande Tribulação. “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo” 1 Ts 5.9. É uma interpretação que se ajusta devidamente com esperança cristã da volta do Senhor nos ares. A Igreja não é advertida para ficar esperando a Grande Tribulação, mas a aguardar a vinda do Senhor antes que o Anticristo apareça 1 Ts 4.17. A Igreja não conhecerá o Anticristo, nem se submeterá a ele, pois será arrebatada. De fato, o sinal maior para o mundo, do aparecimento do Anticristo será o desaparecimento da Igreja de Cristo da face da terra.
DEFINIÇÃO DE TERMOS SOBRE A VINDA DE CRISTO
“Parousia” e “epiphanéia”. São as palavras gregas mais encontradas no Novo Testamento relativo à segunda vinda de Cristo.
“Parousia” quer dizer: “presença”, chegada rápida. Visita, e ocorre nas Escrituras 24 vezes, para descrever o retorno de Cristo em referência ao arrebatamento da Igreja 1 Ts 4.17.
“epiphanéia” significa “manifestação, vir à luz, resplandecer ou brilhar” e refere-se à segunda fase da vinda de Cristo quando Ele voltará a terra visivelmente com a sua Igreja. É a volta pessoal de Cristo à terra que acontecerá como uma manifestação visível e gloriosa 2 Ts 2.8. “Epiphanéia” é um termo que especifica a volta de Cristo sobre a terra de modo mais direto, porque diz respeito à sua manifestação pessoal e visível ao mundo.
DIFERENÇA ENTRE OS DOIS EVENTOS DA VINDA DE CRISTO
Quanto ao arrebatamento, Cristo virá sobre as nuvens 1 Ts 4.17 e será de modo invisível e repentino, porque virá para os seus santos nos ares.
Em relação à manifestação pessoal de Cristo na terra Ele virá com as nuvens, de modo visível e com os seus santos Cl 3.4; Ap 17.14; 19.7-9. No primeiro evento, Ele arrebatará a Igreja num abrir e fechar de olhos 1 Co 15.52. Esse arrebatamento acontecerá antes que o Anticristo venha e instale o seu domínio sobre a terra. O segundo evento da volta de Cristo acontecerá no final da Grande Tribulação, quando Ele virá para aniquilar o domínio do Anticristo e para instalar seu reino de mil anos. Conhecida como 2 fase da volta de Cristo.
CÁLCULOS DO ABRIR E FECHAR DE OLHOS
No livro de 1 Co 15:52 é uma referência á ressurreição e transformação do corpo dos salvos no momento do arrebatamento, muitos Estudiosos usam este texto como tema para Arrebatamento, na realidade na interpretação da Hermenêutica é uma referência em primeiro lugar relacionado á ressurreição e transformação no corpo Glorioso dos salvos em Cristo, cumprindo-se o que relata o apóstolo Paulo em 1Ts 4:16-17, nesta passagem está o tema direto do Arrebatamento da Igreja. Instantes antes do Arrebatamento, ao descer Cristo do céu para buscar a sua Igreja ocorrerá a ressurreição dos que dormem em Cristo, nisto neste mesmo tempo ocorrerá a transformação dos crentes vivos, quando seus corpos serão revestidos de imortalidade 1 Co 15:51-53.
Velocidade. Para tentar explicar a velocidade do evento, Paulo usou o termo grego “átomos”, “algo impossível de ser cortado ou dividido”. Também encontramos outras expressões bíblicas para denotar velocidade, tais como:“abrir e fechar os olhos”, ou “o piscar de olhos”. Será tão rápido que nada poderá cronometrar aquele instante do arrebatamento da Igreja. 1 Co. 15. 52.
SEGUNDO O CALCULO DA MEDICINA.
Especialistas de “Oftalmologia” Diz que piscamos, em média, de 6 a 12 vezes por minuto, 1 vez em cada 5 a 10 segundos, e um “piscar involuntário” que o ser humano faz, dura de 290 a 750 milésimo segundos , ou seja, de 1/3 a 3/4 de 1 segundo. Com isto concluímos que o Arrebatamento será superior á esta velocidade científica, algo inexplicável.
OS PARTICIPANTES DO ARREBATAMENTO
O próprio Senhor Jesus Cristo Diz a Escritura: “Porque o mesmo Senhor... descerá do céu” 1 Ts 4.16. O apóstolo Paulo dá uma ênfase ao senhorio de Jesus conquistado no Calvário quando diz: “O mesmo Senhor”. Os vivos e os mortos em Cristo receberão a ordem de comando do próprio Jesus. Ele pessoalmente dará ordem aos seus anjos para que reúnam os remidos de toda a terra para o encontro com ele sobre as nuvens. “O mesmo” em quem a Igreja tem confiado se encontrará com ele naquele dia especial.
O Arcanjo O texto de Daniel indica que o arcanjo Miguel participará do evento da segunda vinda de Cristo Dn 12.1, mui especialmente da epiphanéia, quando Cristo, rodeado de exércitos celestiais descerá sobre a terra no monte das Oliveira Zc 14.3,4; Ap 1.6,7. Porém, no arrebatamento da Igreja, a participação do arcanjo será dar a voz de comando, a qual será ouvida apenas pelos remidos. A Escritura declara que o arcanjo soará a sua voz com o sonido de trombeta, como diz: “e com a trombeta de Deus”.
Os mortos em Cristo .Naquele dia, os mortos em Cristo ouvirão a voz de chamamento da trombeta do Senhor, e “num abrir e fechar de olhos” 1 Co 15.51,52 . Estarão na presença dele nos ares, com corpos glorificados. A palavra“mortos” diz respeito aos corpos dos santos que ressuscitarão, transformados em corpos espirituais, enquanto os corpos dos ímpios permanecerão em suas sepulturas até o dia do juízo final Ap 20.12. Assim como Cristo ressuscitou corporalmente, também os salvos ressuscitarão corporalmente Lc 24.39.
Os vivos preparados. O mesmo poder transformador dos corpos dos que morreram no Senhor e agora ressuscitaram, atuará nos corpos dos vivos naquele dia. Paulo declarou: “Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados...” 1 Ts 4.17 e “...Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados” 1 Co 15.51. Quase que simultaneamente à ressurreição dos mortos em Cristo, os vivos em Cristo ouvirão a voz do arcanjo, serão transformados e arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Os corpos mortais serão revestidos de imortalidade, porque nada terreno ou mortal poderá entrar na presença de Deus. Será o poder do Espírito sobre a matéria 1 Co 15.53,54. O arrebatamento dos vivos implica tira-los do período terrível da Grande tribulação. Alguns elementos especiais indicam a natureza e procedimento do arrebatamento da Igreja na vinda do Senhor.
Surpresa. O arrebatamento não ocorrerá em um instante pré-determinado por qualquer ser humano, mas será repentino. Para nós, os salvos em cristo, será uma surpresa maravilhosa. Por isso, devemos andar vigilantes, aguardando com esperança a vinda do Senhor.
Invisibilidade. O arrebatamento será invisível para o mundo material, porque os arrebatados serão constituídos somente dos salvos em Cristo, Transformados “num abrir e fechar de olhos”.
Imaterialidade. A transformação que ocorrerá naquele momento será extraordinária. O que é material se revestirá do imaterial, o corruptível do incorruptível. Os corpos dos salvos serão revestidos de espiritualidade e glorificados. Nossos corpos se caracterizam pela dissolução, velhice e declínio, coisas próprias do estigma do pecado. O corpo é o vestido da parte espiritual do ser humano. A morte é despir-se dessa roupagem material. Porém, na vinda do Senhor, o crente será revestido de uma nova roupagem espiritual. A primeira roupagem “material” será removida, e depois a alma e o espírito serão revestidos pela roupagem espiritual.
Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão levados no Arrebatamento para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja, na atmosfera entre a terra e o céu.
A LIBERDADE APÓS O ARREBATAMENTO
Segundo relata á Bíblia os salvos após á Vinda de Cristo estarão livres de todas as aflições e opressões, como também de todo domínio do pecado e da morte, o Arrebatamento os livra da “ira futura”, ou seja, da Grande Tribulação 2 Co 5:2-4. Fp 3:21. Ap 3:10. 1 Co 15:51-56. 1 Ts 1:10. 5:9. Como também os livrará das aflições presentes em nossos dias atuais, os quais sofrem por temer o nome do Senhor Jesus obedecendo a sua palavra. Isto é para os que perseveram em prosseguir no caminho da justiça visando uma pátria melhor que são as mansões celestiais.
A ESPERANÇA CRISTÃ
É que o nosso Senhor e Salvador logo voltará para nos tirar deste mundo vil, para que possamos estar para sempre com ele, esta esperança é conhecida como a bem- aventurada esperança de todos os redimidos, sendo á fonte principal de consolo para os crentes que sofrem. Paulo emprega o pronome “nós” em 1 Ts 4:14 para saber que a volta do Senhor poderia acontecer naquele período, e comunica aos Tessalonicenses essa mesma esperança. A Sagrada Escritura insiste que devemos anelar e esperar de forma confiadamente na volta do Senhor. Rm 13:11. Ap 22:12-20.
Depois dos eventos do Arrebatamento, virá o Dia do Senhor, um tempo de sofrimento e ira sobre os ímpios, sendo assim dando sequência á segunda fase da vinda de Cristo, quando então, ele virá para julgar todos os rebeldes e desobedientes e reinar sobre a terra.
Isto está relatado em 1 Ts 5:2-10. Mt 24:42-44. A advertência de Cristo aos seus discípulos é para sempre estarem preparados e apercebidos para o dia de sua vinda, por não ter conhecimento quando ela ocorrerá. Jesus afirma categoricamente que sua vinda para levar os santos antes da Tribulação será numa ocasião inesperada. Que possamos estarmos vigilantes em todo o tempo, pois breve Cristo virá.
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FONTE DE PESQUISA
MANUAL DE ESCATOLOGIA J.DWIGHT PENTECOST
DICIONÁRIO INTERNACIONAL DE TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO
O CALENDÁRIO DA PROFECIA ANTONIO GILBERTO
POSTADO POR PROF. RAMOS.
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