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quarta-feira, 2 de maio de 2018



A EXISTÊNCIA DO INFERNO SEGUNDO OS PRECEITOS BIBLICOS E ESCATOLÓGICOS

A Bíblia ensina que a existência do homem não termina na sua morte, mas que tem continuidade para sempre, ou na presença de Deus ou num lugar de tormento. Falar do inferno torna-se um ponto complexo e muito questionável devido à realidade de sua existência, muitos não acreditam na sua realidade até opinam em dizer que o inferno é aqui mesmo na terra e não é de se pasmar que até certos Teólogos não acreditam num inferno literal, mas simbólico. Vejamos o que Jesus através de sua palavra ensinou sobre este lugar tanto temido e que está destinado para todos quantos não obedecem a sua palavra.

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo Mt 10:28.

Inferno, no sentido de um lugar para futuro castigo, certamente é ensinado de uma maneira distinta na Bíblia. Embora a doutrina não seja tão claramente expressa no Antigo Testamento quanto o é no Novo Testamento há nas Escrituras quatro palavras traduzidas como ‘inferno’ são elas:

Ø    Sheol
Ø    Hades
Ø    Geena
Ø    Tártaro

Sheol. No Antigo Testamento, sheol é usada para a sepultura e para o lugar dos mortos, tantos bons quanto os maus Jó 17.13; Sl 16.10; Is 38.10Gn 37.35; Jó 14.13; Sl 6.5; Ec 9.10 Sl 55.15; Pv 9.18.

Hades. É a palavra grega que mais se aproxima de sheol e o nome do deus grego do submundo. Hades é o lugar dos maus Hades é a tradução de Sheol em Salmos 16.10 e refere-se simplesmente ao sepulcro ou à morte. Nas passagens de Apocalipse, Hades parece estar personificado como um sinônimo da morte em relação ou seu poder sobre os homens segundo alguns Eruditos, provavelmente seguindo a metáfora de Mateus 16.18. Segundo a Bíblia os salvos em Cristo na sua morte são levados ao Paraíso, no Céu Fp 1.23; 2 Co 5.8; 1 Pe 3.22. E os perdidos, ímpios, vão para o Hades (hb. “sheol”), que agora não se refere à sepultura, e sim um lugar de tormentos Sl 139.8; Pv 15.24;  Lc 16.23.

Geena. Refere-se a um lugar onde havia fogo constante, um símbolo dos espíritos perdidos atormentados Mt 5.22; 29.30; 10.28; Mc 9.43,45,47; Lc 12.5; Tg 3.6.

Tártaro. Um verbo grego que significa ‘enviar Tártaro’, encontrada somente em 2 Pedro 2.4. Os gregos viam Tártaro como um lugar subterrâneo, inferior ao Hades, onde a punição divina era infligida.

Nos tempos do Antigo Testamento, Paraíso e Hades ficavam numa mesma região. E eram separados por um abismo intransponível Lc 16.19-31. Ao morrer, o Senhor Jesus desceu em espírito a essa região e transportou de lá os salvos para o terceiro Céu Mt 16.18, Lc 23.43, Ef 4.8,9; 2 Co 12.1-4. Quanto aos ímpios, permanecem no Hades onde alguns Eruditos chamam de uma espécie de antessala do Inferno o qual não deixa de ser “um inferno”, um lugar de tormentos para a alma Lc 16.23. Conquanto, em algumas passagens da Bíblia, o vocábulo grego “hades” tenha sido traduzido para “inferno”, o Hades e o Inferno final não são o mesmo lugar.
Muitos confundem e a razão da grande confusão reinante sobre este assunto e mesmo entre as heresias é porque às vezes as palavras gregas e hebraicas referentes ao assunto foram mal traduzidas, por exemplo, "Hades", que às vezes é confundida com o Lago de Fogo; "queber", que somente tem a ver com cadáver, confundem com "inferno" que é lugar de espírito; "Abussos", que é tradução do hebraico "Abaddon", é o "abismo", mas lugar este diferente do Hades.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO INFERNO

Várias teorias sobre a localização do inferno têm sido apresentadas. A opinião tradicional é que o inferno se encontra no centro da Terra. Outros propõem que o inferno se encontra no espaço sideral em um buraco negro. A ideia de que o inferno é abaixo de nós, talvez no centro da Terra, vem de passagens como Lucas 10:15: "Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno." A noção de que o inferno se encontra em algum lugar no espaço sideral, possivelmente em um buraco negro, baseia-se no conhecimento de que os buracos negros são lugares de grande calor e pressão dos quais nada, nem mesmo a luz, pode escapar. Outra especulação é que a própria Terra será o "lago de fogo" de que fala Apocalipse 20:10-15. Quando a Terra for destruída pelo fogo 2 Pedro 3:10; Apocalipse 21:1, de acordo com essa teoria, Deus vai usar essa esfera em chamas como o lugar de tormento eterno para os ímpios. Novamente, isso é mera especulação. A Escritura não nos diz a localização geológica (ou cosmológica) do inferno. O inferno é um lugar literal de tormento real, mas não sabemos onde se encontra. O inferno pode ter uma localização física no universo, ou pode ser em uma "dimensão" completamente diferente. O inferno sempre está em uma direção contraria a de Deus, para muitos Eruditos Deus está “em cima” o inferno está em baixo. Deus está “dentro” o inferno está fora.

EXPRESSÕES USADAS NO N.T. PARA REPRESENTAR O INFERNO

·         Fogo eterno Mt 25. 41
·         Trevas exteriores Mt 8. 12
·         Tormento Ap 14. 10-11
·         Castigo eterno Mt 25. 46
·         Ira de Deus Rm 2. 5
·         Segunda Morte Ap 21. 8
·         Eterna destruição 2 Ts 1. 9.

CONHECENDO OS TERMOS SOBRE O INFERNO DEFINITIVO

O inferno não é uma figura de linguagem, nem um estado de espírito. É um lugar bem real. E, para lá, são enviados os que rejeitam a Deus e ao seu Filho Jesus Cristo, o Salvador da humanidade. De fato, foi o próprio Deus quem fez o inferno.

“Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” Mt 25.41.

Observe que, inicialmente, o inferno não fora criado para a humanidade, mas para Satanás e os demônios que o acompanham. Infelizmente, não são poucos os homens e mulheres que lhe dão ouvidos e fazem-lhe a vontade. Por isso, Deus os manda a esse lugar de suplício eterno. O Inferno final é chamado de Lago de Fogo Ap 20.14,15.  gr. “limnem ton puros” de “fogo eterno” Mt 25.41gr. “pur to aiõnion” de “tormento eterno” Mt 25.46 gr. “kolasin aiõnion” e de Geena Mt 5.22; 10.28; Lc12.5.

COMO SE ENCONTRA O INFERNO FINAL

Diferentemente do Hades, o Inferno final está vazio. Ele começará a ser povoado quando Cristo voltar em poder e grande glória e lançar o Anticristo e o Falso Profeta no Geena, inaugurando-o Zc 14.4; Ap 19.20. Em seguida, os condenados do Julgamento das Nações irão para “o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”, “o tormento eterno”Mt 25.41,46. Mais tarde, será a vez do Diabo e seus anjos conhecerem o lugar para eles preparado Ap 20.10. E, finalmente, após o Juízo Final, todos os ímpios estarão reunidos no Inferno final Ap 20.15; 21.8.

O MAR DARÁ SEUS MORTOS

E deu o mar os mortos que nele havia e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia e foram julgados cada um segundo as suas obras Ap 20:13.

Onde quer que estiverem, os pecadores ressuscitarão para comparecer diante do Trono Branco. Segundo a Palavra de Deus, a morte gr. “thanatos” e o inferno gr. “hades” darão os seus mortos, os quais, após o Juízo Final, serão lançados no Lago de Fogo. O vocábulo “morte”, em Apocalipse 20.13,14, tem sentido figurado. Trata-se de uma metonímia figura de linguagem expressa pelo emprego da causa pelo efeito ou do símbolo pela realidade, numa alusão a todos os corpos de ímpios, oriundos de todas as partes da Terra, seja qual for à condição deles. Há pessoas cujos corpos foram cremados; outras morreram em decorrência de grandes explosões, etc. Todas terão os seus corpos reconstituídos para que, em seu estado tríplice pleno espírito + alma + corpo cf. 1 Ts 5.23, compareçam perante o Juiz.

SIGNIFICADO DE MORTE E INFERNO LANÇADOS NO LAGO DE FOGO

Esta passagem em Apocalipse 20:14 é de muito debate onde muitos Eruditos perguntam como poderá a morte e um inferno ser lançado dentro de outro inferno? Daí simboliza e define como algo inexistente, ou seja, o inferno não existe literalmente, mas não é isto que o texto apresenta veremos a interpretação correta desta passagem.
No entanto, para que alguém compareça ao julgamento em seu estado pleno espírito, alma e corpo, estes elementos terão de ser reunidos. O termo “inferno” em Apocalipse 20.14 é hades, também empregado de forma metonímica. Ou seja, assim como a “morte” dará o corpo, o Hades dará a parte que não está neste mundo físico, isto é, alma+espírito. A frase “a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo” denota que os corpos e as almas dos perdidos os quais sairão do lugar onde estavam para serem reunidos na “segunda ressurreição”, a da condenação Jo 5.29b. Depois de ouvirem a sentença do Justo Juiz, serão lançados no Inferno propriamente dito, o Lago de Fogo.

O Inferno final, definitivo, é conhecido como Geena Mt 10.28, gr., se bem que, em Mateus 25.41,46, Jesus não empregou o termo geena, e sim duas expressões equivalentes: “fogo eterno” gr. pur to aiõnion e “tormento eterno” gr. kolasin aiõnion. Estes correspondem também ao Lago de Fogo gr. limnem ton purós, mencionado em Apocalipse 20.15, etc. A Besta (Anticristo) e o Falso Profeta (Segunda Besta) no fim da Grande Tribulação, e o Diabo, depois do Milênio, serão lançados no Inferno final, que ainda não foi inaugurado. Segundo Ciro Sanches esta é a interpretação deste versículo em foco, e estou de acordo, pois o inferno final é definido como lago de fogo.

Fonte: Este trecho de Ap 20:14 foi transcrito de http://pastorciroresponde.blogspot.com.br/2008/08/o-que-significa-frase-morte-e-o-inferno.html.

Desde o tempo de Adão até ao tempo do Julgamento do Grande Trono Branco, as almas dos ímpios seguem para o "Mundo Invisível", ou seja, o "Sheol" ou "Hades", aguardando o julgamento final quando serão lançados no Lago de Fogo. "Sheol" consta sessenta e cinco vezes no Velho Testamento. A palavra grega "Hades" consta onze vezes no Novo Testamento. Mt 11.23; 16.18; Lc 10.15; 16.23; At 1.18; 6.8; 20.13; I Co 15.55.
Não podemos nos esquecer de que esse mesmo Deus de amor é também justiça. E, como tal, não pode deixar os malvados sem punição. Ora, se a justiça terrena pune os criminosos e insolentes, por que a celeste os deixaria impunes? Veja como Deus é descrito pela Bíblia: “Deus é justo juiz” (Sl 7.11).





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FONTE: Teologia Sistemática Pentecostal CPAD

Bíblia de Estudo Pentecostal Revista e Corrigida Edição 1995


Postado por Prof Ramos





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